Empreendedores de Mato Grosso passam a ter, a partir desta terça-feira (21), uma linha de crédito disponibilizada pelo Desenvolve MT com juros de 4,5% ao ano. Segundo o governador Mauro Mendes (DEM), esse valor já pode ser considerado juros negativos, já que a inflação está em quase dois dígitos. Terão direito ao crédito empreendedores jovens de 18 a 29 anos e empreendedoras de todas as idades.
O lançamento ocorreu no Auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“O grande objetivo do governo é criar alternativas para que o microempreendedor individual e a empresa de pequeno porte possam acessar esse crédito com finalidade de alcançar capital de giro, de comprar máquinas, equipamentos, fazer financiamentos, para dar uma mudada de padrão e um upgrade na capacidade de produção do seu negócio”, disse o governador.
O governador disse ainda que os empreendedores poderão usar esses recursos para pagar dívidas, desde que o volume seja limitado até 30% do valor total do empréstimo.
“Essa foi uma ideia trazida pelos técnicos: se a dívida dele for de até esses 30% do capital que ele está pleiteando, ele pode usar esse recurso para pagar essas dívidas existentes, financiar isso em 42 meses, limpando seu nome e criando condições para se reinserir no mercado, buscando outras linhas de crédito, que são possíveis nesse momento”, afirmou Mauro.
Durante a entrevista, o governador lembrou da época em que se formou e que precisou economizar muito para fazer seus primeiros investimentos. Segundo ele, se tivesse acesso a uma linha de crédito semelhante à que lançou nesta terça, teria alcançado “velocidade maior no meu desenvolvimento profissional e das oportunidades que construí ao longo dos anos”.
“Eu penei muito durante os três primeiros anos, justamente por isso, por falta de capital de giro, por falta de crédito, o básico. Somente com o tempo, depois de trabalhar algumas outras formas, eu consegui acessar um pouquinho de economia, fui reinvestindo e construí minha trajetória profissional”, exemplificou.
CONDIÇÕES DE CRÉDITO
A iniciativa oferece uma linha de crédito no valor de até R$15 mil para microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa. O prazo para pagamento é de até 42 meses, com seis meses de carência e taxa de juros de 0,37% ao mês.
Não há limitador do tempo de faturamento da empresa para tomar o crédito. Do total financiado, 70% deverá ser utilizado em investimentos pagamento direto ao fornecedor, e 30% para capital de giro. Caso a empresa possua alguma pendência poderá utilizar o recurso em até 30% para limpar o nome. E se o empreendedor for pessoa física poderá formalizar antes da solicitação do crédito.
O foco é para o empreendedor que busca financiar insumos ou serviços relacionados à atividade produtiva da empresa. Como aquisição de softwares, material de construção, móveis e utensílios nacionais novos, máquinas e equipamentos, mercadoria de revenda entre outros.
Os interessados podem solicitar o crédito pelo site www.desenvolve.mt.gov.br, clicar no banner do programa e obter todas as informações. Ao solicitar o crédito, ele será redirecionado para o Portal de Crédito.