O deputado estadual Wilson Santos (PSD) afirmou que o programa Solo Vivo irá promover uma revolução na Reforma Agrária no Brasil. O programa foi lançado oficialmente pelo presidente Lula (PT) neste sábado, 24 de maio, em evento no Assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde. Em conversa com jornalistas no evento, Wilson exaltou a iniciativa e comemorou a visita do presidente a Mato Grosso.
Idealizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o programa Solo Vivo visa a recuperação de solo degradado para aumentar a produtividade e competividade dos agricultores familiares. O objetivo é reduzir as desigualdades na produção rural.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Um programa inédito no Brasil, e eu tenho certeza vai revolucionar os programas de reforma agrária no país, que é o programa Solo Vivo. Está sendo lançado aqui em Mato Grosso, é um dia histórico para Mato Grosso, receber um presidente da República”, disse.
“Nós temos, como autoridade popular, de respeitar o presidente, de estar aqui para ouvi-lo e para aplaudi-lo, porque ele lança um programa que, na minha concepção, é o início de uma revolução no programa de reforma agrária no Brasil”, comentou.
Professor de História, Wilson aproveitou para ressaltar a importância da visita presidencial e lembrou que a primeira vez em que um presidente pisou em Cuiabá foi em 1941.
“O primeiro presidente da República que pôs os pés em Cuiabá foi em 1941. Cuiabá ficou praticamente 180 anos sem receber um imperador, um presidente da república. Então, isso é muito raro”, pontuou.
Piloto do programa, Mato Grosso terá 10 assentamentos beneficiados, inicialmente. Além de Campo Verde, são realizadas coletas e análise de solo em propriedades de Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.
O programa Solo Vivo conta com a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri/MT).
O IFMT realiza a análise do solo nos locais selecionados pela Fetagri e, a partir do laudo, o MAPA fornece equipamentos, máquinas e insumos necessários para a preparação do solo.
VEJA O VÍDEO