A deputada estadual reeleita Janaina Riva (MDB) disse que vai tentar buscar um espaço na próxima Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Atualmente no cargo de vice-presidente, Janaina destacou que não pretende radicalizar para garantir uma cadeira na diretoria, mas tem dito aos postulantes ao cargo de presidente que é importante dar abertura para que novos parlamentares ocupem os espaços da Mesa.
Janaina ressaltou que não tem fixação sobre o assunto e lamentou a existência de um certo conservadorismo no Legislativo estadual, que acaba dificultando que uma mulher consiga espaço na chapa.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Eu não tenho essa fixação com relação a Mesa, como todo mundo acha. Eu acho que ela é importante, mas não é fundamental. Construir ela é algo que passa pela minha cabeça, eu tenho dito ao Botelho e ao Max, 'gente, eu sou a única mulher, a mais votada pela segunda vez, precisa abrir espaço', mas é difícil. Aqui na Assembleia a gente tem um conservadorismo muito grande”, disse, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira, 05 de outubro.
Janaina comentou que não tem observado interferência do governador Mauro Mendes (União) no processo de eleição da Mesa. Ela acredita que essa tendência deve se repetir na próxima legislatura.
“Eu acho que o governador, até uma surpresa para mim, está muito isento nesse processo. Botelho naturalmente já está lá, mas até agora não soube de nenhum deputado que o governador ligou para pedir apoio. Não acho que ele vai fazer”, disse.
Após o resultado das eleições, os deputados já começam a articular para garantir os cargos mais importantes da Mesa Diretora: a presidência e primeira-secretaria. Até o momento, Eduardo Botelho (União), atual presidente, e Max Russi (PSB), primeiro-secretário, estão se articulando para disputar a vaga de presidente para o próximo biênio.