O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a tendência da situação das famílias que ocupam a região do Contorno Leste é a realocação. De acordo com ele, o município já está em busca de uma nova área para abrigar as famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de parcerias com o Ministério Público do Estado (MP-MT) e o Poder Judiciário. A declaração foi dada nesta terça-feira, 29 de julho.
“[...] nós vamos ajudar a realocação, um novo espaço, um novo lugar para que aquelas pessoas possam ter um lugar adequado para morar”, declarou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Segundo o prefeito, um dos entraves para a permanência das famílias no local é o número de moradores que realmente têm direito à assistência do município. Apesar de haver cerca de 1.500 a 2.000 famílias ocupando a área, apenas 172 constam no último demonstrativo da Secretaria.
Abilio informou que determinou uma reavaliação dos dados e que novos levantamentos estão em andamento, para identificar se mais pessoas poderão ser contempladas com programas de assistência.
Enquanto isso, o prefeito faz um apelo aos moradores: “Uma orientação que eu dou para todos que estão lá é: não invistam, não construam naquele local. A prefeitura vai auxiliar a realocação, mas não vai auxiliar a permanência, porque não existe respaldo legal para manter aquelas pessoas ali. Boa parte delas não está classificada como pessoas que podem estar ali naquele local”.
Veja vídeo: