A Escola Estadual Carlos Hugueney, em Alto Araguaia (a 420 km de Cuiabá), será transformada em uma unidade cívico-militar após a divulgação de um vídeo nas redes sociais que mostra uma adolescente sendo brutalmente agredida por colegas dentro da instituição. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (6) pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Segundo o gestor, a decisão visa restabelecer a disciplina e o ambiente escolar após a constatação de que um grupo de cerca de 20 alunas criou uma espécie de “facção escolar”, com hierarquia, punições e regras inspiradas em organizações criminosas. A adolescente agredida teria descumprido uma dessas normas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Nós determinamos que a unidade escolar Carlos Hugueney será transformada em uma unidade cívico militar. Já estamos fazendo recrutamento dos policiais da reserva para que a gente possa atuar naquele ambiente. Conversei hoje cedo com a diretora, prestei todas as informações, informei para ela dessa medida e ela concorda 100%”, disse.
O secretário reforçou que o Estado já conta com cerca de 130 escolas militares e que continuará avançando com esse modelo. “Não vamos permitir que nenhuma escola do Estado de Mato Grosso tenha qualquer tipo de organização nesse sentido”, disse.
Alan Porto também destacou que todas as denúncias de violência recebidas pela Secretaria de Educação são imediatamente encaminhadas às autoridades competentes. “Todas as denúncias que chegam automaticamente nós já tomamos as providências administrativas no sentido de denunciar para as autoridades policiais e para os órgãos competentes”, concluiu.
Vídeo: