Um homem com extensa ficha criminal e vários cometimentos de violência doméstica e familiar, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na terça-feira (5.8), em Nova Lacerda. A ação para cumprimento do mandado de busca e apreensão domiciliar faz parte da Operação “Shamar”.
Com histórico de tentativa de feminicídio, o suspeito, de 41 anos, teve o mandado judicial decretado pela Justiça após representação da Delegacia de Comodoro embasada em denúncia sobre novos episódios de agressão e ameaças contra a vítima.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Conforme apurado pela Polícia Civil, o investigado continuava ameaçando a ex-companheira com arma de fogo. Além de possuir diversas ocorrências relacionadas à violência doméstica, como ter efetuado disparos de arma de fogo contra outra vítima, que na época era sua companheira.
Com base na ordem de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca local, os policiais civis foram até a residência do investigado em Nova Lacerda, a aproximadamente 100 quilômetros de Comodoro.
No endereço alvo do mandado judicial foram apreendidas 45 munições de diferentes calibres, além de outros artefatos como pólvora e chumbos, utilizados para fabricação de munições artesanais.
Diante do flagrante todo material foi apreendido e o homem foi conduzido para a Delegacia de Comodoro para as providenciais cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição do Poder Judiciário.
"A ação reforça o compromisso da Polícia Civil em agir com celeridade diante de denúncias e garantir a responsabilização de agressores reincidente, visando à proteção de mulheres em situação de risco", salientou o Delegado de Comodoro, Ricardo Sarto.
Mobilização Nacional
A Operação “Shamar” promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, faz referência a campanha “Agosto Lilás”, mês de reflexão e enfrentamento à violência contra a mulher.
Neste mês de agosto completa 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), um marco no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, estabelecendo medidas para proteger as vítimas e punir os agressores.
Nome da Operação
Shamar é uma palavra hebraica que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar.