O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quinta-feira (17) uma carta endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na qual demonstra apoio ao aliado e critica duramente o que chamou de “sistema injusto” que estaria perseguindo o brasileiro.
A mensagem foi divulgada na Truth Social, rede social criada por Trump: “Prezado Sr. Bolsonaro, vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, escreveu o ex-presidente americano.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Trump também fez críticas à situação política e institucional no Brasil e nos Estados Unidos, destacando a preocupação com ataques à liberdade de expressão por parte dos atuais governos de ambos os países.
“Estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, finalizou Trump.
O apoio público reforça a proximidade entre os dois líderes de direita, ambos investigados e alvo de processos em seus respectivos países. Bolsonaro enfrenta julgamento no Brasil por seu suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado, enquanto Trump responde por acusações ligadas à invasão do Capitólio em 2021.