O senador interino Carlos Fávaro (PSD) é o favorito nas intenções de voto dos mato-grossenses. É o que aponta nova pesquisa divulgada nesta tarde de sexta-feira, 6 de novembro, pelo instituto Real Time Big Data/CNN Brasil, que o apontou com 16% da preferência do eleitorado. A liderança, porém, não coloca em larga vantagem e o classifica empatado tecnicamente com os candidatos Nilson Leitão (PSDB), que pontuou 13%, e Pedro Taques (Solidariedade), que alcançou 12%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os três candidatos estão empatados tecnicamente.
Os dados são referentes à pesquisa feita na metodologia estimulada, onde os candidatos são apresentados numa lista ao entrevistado. Depois de Taques, surge Procurador Mauro (PSOL), com 8%. Colados nele, estão os candidatos José Medeiros (PODE) e Coronel Fernanda (Patriota), cada um com 7%.
O candidato Sargento Elizeu Nascimento (DC) alcançou 5% das intenções de voto. Já o petista Valdir Barranco pontuou 4%. Os postulantes Euclides Ribeiro (Avante) e Reinaldo Moraes (PSC), são os candidatos de 2% e 1% do eleitorado, respectivamente.
O candidato Feliciano Azuaga (Novo) não pontuou no levantamento.
A pesquisa também revelou que 10% dos eleitores mato-grossenses pretendem votar nulo ou branco e que 15% ainda não sabem em quem votar.
MODALIDADE ESPONTÂNEA
O instituto também realizou a pesquisa no modo espontâneo, quando o entrevistador questiona a intenção de voto do eleitor, mas sem apresentar nenhum nome dos candidatos. Nesta modalidade, os três favoritos da modalidade estimulada também aparecem na liderança, com a inclusão do Procurador Mauro. Nesta modalidade, a margem de erro também é de 3 pontos para mais ou para menos.
Fávaro surge com 8% das intenções de voto. Os candidatos Nilson Leitão, Pedro Taques e Procurador Mauro, por sua vez, surgem com 5%. José Medeiros e Coronel Fernanda acumularam 3% das intenções de voto, cada.
Os candidatos Sargento Elizeu Nascimento, Valdir Barranco e Euclides Ribeiro pontuaram 1%, cada. Nesta modalidade, os que pretendem votar branco ou nulo são 17% do eleitorado.
A pesquisa revelou que 53% dos eleitores de Mato Grosso ainda não sabem em quem votar a senador.
JAMAIS
O instituto também mediu o nível de rejeição dos candidatos perante os eleitores. Neste quesito, os entrevistados foram questionados sobre quais candidatos não votariam, podendo escolher mais de uma opção. Desta forma, a soma dos percentuais pode ultrapassar os 100%.
O ex-governador Pedro Taques lidera o quesito entre os rejeitados, com 34% de rejeição. Nilson Leitão, por sua vez, tem pouco mais da metade de rejeição de Taques, 18%.
O senador interino Carlos Fávaro é rejeitado por 10% dos eleitores, enquanto Reinaldo Moraes não receberia o voto de 8%. Neste quesito rejeição, o Procurador Mauro e José Medeiros pontuaram 7%, cada. Valdir Barranco, por sua vez, é rejeitado por 6% do eleitorado.
Os militares Coronel Fernanda e Sargento Elizeu Nascimento são rejeitados por 5% do eleitorado, cada. Euclides Ribeiro pontuou 3% neste quesito.
DADOS TÉCNICOS
A pesquisa foi realizada Real Time Big Data/CNN Brasil entre os dias 3 e 4 de novembro. Ao todo, foram ouvidas 1.050 pessoas. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MT-08387/2020.
Mato Grosso realiza a eleição suplementar ao Senado para ocupar a vaga deixada pela senadora Selma Arruda, que foi cassada por abuso de poder econômico e prática de caixa 2. A decisão judicial contemplou seus dois suplementes, Gilberto Possamai e Clerie Fabiana, respectivamente, por isso a necessidade de se eleger uma nova chapa de senador e suplentes.
Em seu lugar assumiu Carlos Favaro, que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2018, ocasião em que Mato Grosso elegeu dois senadores da República.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)