O governo federal anunciou a realização de 15 leilões de rodovias para concessão ao setor privado em 2025, com destaque para duas importantes estradas em Mato Grosso: a BR-364 (Rota Agro Norte) e os trechos das BRs 070, 174 e 364 que ligam o estado com Rondônia. O plano foi apresentado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta terça-feira, 28 de janeiro. O objetivo do governo é garantir R$ 161 bilhões em investimentos nos 7,2 mil quilômetros de rodovias a serem leiloadas.
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De acordo com o ministro Renan Filho, as concessões buscam modernizar a infraestrutura viária do país, garantindo melhorias na qualidade das estradas e ampliando a segurança para os usuários.
“O objetivo é atrair investimentos e estabelecer um modelo que ofereça pedágios mais acessíveis, diferentemente do que é praticado em estados como São Paulo e Minas Gerais”, destacou.
As rodovias que cortam Mato Grosso, como a BR-364, são estratégicas para o escoamento da produção agropecuária, pilar econômico do estado. Além disso, os trechos que incluem a BR-070 e a BR-174 conectam a região Centro-Oeste ao Norte do país, facilitando tanto o escoamento da produção mato-grossense quanto a rondoniense.
O modelo de concessão prevê que os pedágios só poderão ser cobrados a partir do segundo ano do contrato, e apenas quando a concessionária atingir metas mínimas de qualidade nas estradas. Isso inclui melhorias como recapeamento, sinalização adequada e obras de segurança. O governo também afirmou que, ao não cobrar outorga das empresas vencedoras, a tarifa do pedágio será reduzida, tornando o projeto mais atrativo para os usuários.
DESAFIOS E METAS
Em 2024, o governo conseguiu leiloar apenas sete das 13 rodovias previstas. Para 2025, a meta é mais ambiciosa, com 15 concessões planejadas. O ministro Renan Filho destacou que, mesmo com a alta da taxa de juros, o governo mantém a atratividade dos projetos ao estudar mecanismos como o aumento da taxa de retorno aos investidores.
A concessão de rodovias tem sido uma estratégia do governo para fortalecer a infraestrutura do país, melhorar o transporte de cargas e estimular o crescimento econômico. Caso a meta de leilões de 2025 seja alcançada, será um recorde histórico em termos de concessões de estradas no Brasil.
Além das BRs que cortam Mato Grosso, o plano inclui rodovias de destaque como a BR-040, que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, e a BR-101, com trechos na Bahia e Espírito Santo. Para 2026, o governo projeta um ritmo ainda maior, com a realização de 20 novos leilões.