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Economia Terça-feira, 02 de Novembro de 2021, 09:30 - A | A

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INVESTIMENTO

Empresários se unem e anunciam novo shopping em Rondonópolis

Da Redação

Redação | Estadão Mato Grosso

Em um dos maiores investimentos projetados para o futuro breve da cidade, quatro grupos empresariais rondonopolitanos decidiram se unir e, assim, viabilizar um novo shopping center em Rondonópolis. A parceria envolve os grupos TMI Investimentos Imobiliários, Salas Incorporadora, América Incorporadora (Posto Fórum) e Unio Construtora e Incorporadora. A área projetada para receber o investimento fica junto à Avenida dos Estudantes (lado direito no sentido bairro), próximo ao Parque de Exposições.

Os empresários Thiago Muniz (TMI), André Cobianchi (América), Marco Aurélio Hollatz e Gleyson Hollatz (Salas) e André Lira (Unio) anunciaram ontem à imprensa o novo empreendimento. No anúncio, também compareceram os representantes da GMA Construções, Gleidyson Marques, que será a empresa responsável pela execução do shopping, e da GEU, Davidson de Almeida, empresa contratada para fazer o estudo de viabilidade financeira.

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O consenso dos empresários é que Rondonópolis não só comporta como tem uma antiga demanda reprimida por outro shopping. Assim, eles explicam que a contratação da empresa para fazer o estudo de viabilidade vem atender uma necessidade formal do mercado e para apontar as especificidades do empreendimento. Conforme Davidson de Almeida, o atual shopping da cidade está praticamente com 100% de locação e tem limitações físicas, não tem para onde expandir e atender a demanda crescente da cidade.

O empresário Thiago Muniz ressaltou que Rondonópolis merece esse novo empreendimento e que os empresários do grupo vão dividir responsabilidades e tarefas para concretizá-lo.

“Nossa decisão de desenvolver um novo shopping está tomada. Agora temos de seguir as etapas para colocar isso em prática. Com certeza, será um novo marco de desenvolvimento em Rondonópolis. Vai ser um shopping moderno, acompanhando a tendência das grandes cidades, com comodidade e segurança, para que nossa população tenha essa opção de lazer e compras, em uma região que está crescendo muito”, avaliou.

A área que vai abrigar o novo shopping tem 136 mil m², ou 13,6 hectares. O projeto ainda não está pronto, mas a ideia dos empresários é que o empreendimento tenha 140 lojas, entre âncoras, satélites e quiosques, sendo importante ainda para geração de empregos na cidade.

Os apontamentos iniciais sinalizam para um empreendimento com cerca de 60 mil m² de área construída e 21 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). A projeção é que o empreendimento demande até R$ 250 milhões em investimentos.

O empresário André Cobianchi enfatizou o potencial econômico de Rondonópolis para receber esse investimento. “Estou aqui há 45 anos e acompanho o crescimento da cidade e sei da necessidade nessa área. O crescimento de Mato Grosso é ascendente, e Rondonópolis tem um potencial muito grande de novas lojas e projetos que querem vir para cá e não tem espaço. Quanto à localização do shopping, a nossa pesquisa vai confirmar isso. Temos de pensar na cidade daqui a 10 anos. E o crescimento e a expansão da cidade são todos direcionados para essa região”, analisou.

Do total da área disponível, os empresários projetam reservar 8 hectares para o shopping em si e outros 5,6 hectares para outros tipos de empreendimentos, como torres de apartamentos, hotel e posto de combustível. Após a conclusão do estudo de viabilidade, o empreendimento deve seguir as etapas necessárias, como de projetos e aprovações nos órgãos públicos, tendo assim o lançamento previsto para o fim de 2022 ou início de 2023. Depois de iniciadas as obras, o prazo para conclusão e entrega é de mais 3 anos, isto é, ao longo de 2025.

O empresário Marco Aurélio observou que as empresas integrantes nesse projeto querem o melhor para Rondonópolis e, sendo da própria cidade, os lucros do empreendimento não irão para fora, circulando aqui mesmo. “Nós, como investidores, como empresários da cidade, queremos deixar um legado que possa atender a necessidade local nesta área de shopping e o crescimento projetado da cidade. A expectativa é a melhor possível, pois a cidade está em franco crescimento. A gente quer trazer novidades e uma infraestrutura melhor para a nossa cidade”, atesta.

Os estudos iniciais apontam para um shopping center de médio a alto padrão, com novas estruturas comerciais que possam atrair a população. A região para abrigar o empreendimento é apontada pelos empresários como a mais viável, considerando que se trata do grande vetor de crescimento qualificado da cidade, onde os empreendimentos de alto padrão está sendo direcionados em âmbito local. E, assim que o novo shopping estiver pronto, também tende a contribuir mais para o adensamento populacional dessa região da cidade.

André Lira externou ainda que a população pode esperar desse empreendimento muitas novidades, muita coisa que a cidade não tem. “Acho que a gente tem a capacidade de trazer lojas e espaços que a cidade merece há tempos. O André [Cobianchi] é o mentor desse projeto e teve a amabilidade de nos convidar, sendo que para nós é uma honra estar junto com essas empresas conceituadas e projetando uma nova centralidade para a cidade, com um padrão muito interessante de empreendimento e que vai gerar muitos empregos”, externou. 

Fonte: A Tribuna 

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