Um homem, de 35 anos, foi preso após passar um trote relatando que um ataque terrorista iria ocorrer no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O suspeito, que possui distúrbios mentais, foi preso na última sexta-feira, 27 de junho, e acabou sendo liberado após audiência de custódia.
Conforme informações obtidas pela reportagem do Estadão Mato Grosso, o homem foi "tornozelado" e proibido de se aproximar a uma distância menor que 300 metros do aeroporto. Durante a audiência, o suspeito relatou possuir esquizofrenia e o Ministério Público Federal (MPF) requereu a revogação da prisão com a imposição de medidas cautelares.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A defesa concordou com a manifestação ministerial e requereu também fosse providenciado tratamento de natureza psicológica/psiquiátrica ao detido.
“Veja-se, portanto, que diante da desarticulação da suposta ameaça, evidenciando-se que se tratava somente de uma conduta impensada, decorrente de um transtorno mental diagnosticado em data anterior aos fatos, não verifico potencial e latente risco à ordem pública, de modo a impor a medida extrema de manutenção da segregação cautelar do investigado.”, diz trecho da decisão proferida pelo juíz federal Paulo Cézar Alves Sodré.
O TROTE
Conforme informações obtidas pela reportagem, o trote ocorreu no dia 21 de junho e afirmava que os terroristas estariam reunidos em uma chácara, planejando no ataque, programado para acontecer no dia 23 de junho.
As forças de segurança se mobilizaram e quando se aproximavam do local indicado pelo homem, o viram sair correndo.
Diante da falsa denúncia, um mandado de prisão foi expedido contra o suspeito, preso em flagrante dias depois e levado, primeiro, para depor na Polícia Federal, onde se desculpou pelo transtorno causado.