O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que “às vezes é preciso desenhar” para que algumas pessoas compreendam o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. A declaração foi feita em um vídeo publicado no Instagram, nesta sexta-feira, 4 de julho, no qual o gestor exibe imagens da recepção de uma UPA vazia. Embora não cite nomes, a fala foi direcionada à vereadora Maysa Leão, que recentemente declarou “guerra” à gestão da Saúde no município.
No vídeo, Abilio afirma que as recepções das UPAs estão vazias porque os pacientes são prontamente atendidos e que, com a redução da busca por atestados médicos sem necessidade, o sistema deixou de ser tumultuado.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Em contrapartida, a vereadora declarou, em entrevista nesta quinta-feira (3), que pacientes estão sendo tratados de forma indigna, chegando a dormir em cadeiras de praia e até em papelão.
O prefeito argumenta que o elevado número de internações nas UPAs é consequência da falta de leitos nos hospitais. “Se tem muita gente internada dentro da UPA, seja na sala de medicação ou na própria unidade, não é culpa da UPA. Muito pelo contrário, isso demonstra que a UPA está sendo eficiente em abrigar essas pessoas”, disse. Ele reconhece, no entanto, que as condições não são ideais.
“Às vezes, a gente tem que desenhar para as pessoas”, completou.
Assista: