A primeira sessão da Câmara Municipal de Cuiabá após duas semanas de recesso legislativo foi suspensa por falta de quórum. Muitos vereadores não retornaram das 'férias' nesta quinta-feira, 1º de agosto, e apenas cinco parlamentares compareceram. Revoltado com a falta dos colegas, o vereador Sargento Vidal (MDB) ressaltou que essa atitude prejudica o andamento das pautas na casa (veja a lista dos faltosos ao final da matéria).
Vidal explicou que há 10 vereadores que estão de férias até a próxima segunda-feira, 8 de agosto, e que os outros 15 parlamentares deveriam retornar nesta neste dia 1º de agosto.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Eu procuro avaliar somente o meu comportamento, né? Mas, como você me perguntou, eu sou contra [faltas]. Cada um responde pelo seu CPF. Deveriam estar aqui os quinze vereadores que não estão de férias. A próxima sessão será bem mais tumultuada de atos pra ser votados, porque poderíamos já, de fato, fechar essa pauta hoje [...] Desrespeito com a população que está aguardando alguma coisa nessa Casa”, disse.
O vereador lembrou que é preciso ter no mínimo 13 vereadores em plenário para dar quórum suficiente à sessão, o que não ocorreu. Por isso, a sessão teve que ser suspensa. Para ele, essa atitude faz com que a Casa acumule funções por culpa dos faltosos.
“Pra ter quórum precisamos de treze. Só vieram três, ou seja, quatro comigo [...]. Eu sou militar, militar deu missão cumpra-se, eu estou aqui todos os dias às oito horas da manhã, independente, sem exceção. Inclusive, no período de férias eu trabalhei o tempo todo né?”, concluiu.
Vereadores que estavam presentes:
Maysa Leão (Republicanos)
Sargento Vidal (MDB)
Sargento Joelson (PSB)
Demilson Nogueira (PP) (mesmo de férias até o dia 5/8 ele compareceu na sessão)
Chico 2000 (PL) - presidente
Vereadores faltosos:
Adevair Cabral (SD)
Dídimo Vovô (PSB)
Kassio Coelho (Podemos)
Luiz Fernando (União)
Marcrean Santos (MDB)
Michelly Alencar (União)
Paulo Henrique (MDB)
Rodrigo Arruda e Sá (PSDB)
Renivaldo Nascimento (PSDB)
Robson Cireia (PT)
Wilson Kero Kero (PMB)
Estão de férias até 5/08:
Cezinha Nascimento (União)
Dilemário Alencar (União)
Eduardo Magalhães (Republicanos)
Felipe Corrêa (PL)
Jeferson Siqueira (PSD)
Lilo Pinheiro (PP)
Marcus Brito Jr. (PV)
Prof. Mario Nadaf (PV)
Rogério Varanda (PSDB)