O deputado estadual Júlio Campos (União) ressaltou o potencial político do empresário Odílio Balbinotti Filho (sem partido), que pretende firmar seu nome para ser candidato a governador de Mato Grosso pela direita em 2026. Entretanto, o deputado deixou um alerta, relembrando que ele nunca ocupou cargo público. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira, 23 de dezembro, em conversa com jornalistas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
"Olha a história do Mato Grosso com relação à eleição de governador, apenas um cidadão que não exerceu cargo público nenhum chegou a ser governador pela eleição direta sem receber algum mandato político [...] Balbinotti realmente precisa se filiar num partido, sair candidato e ser vitorioso", alertou Júlio.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O empresário deve se filiar ao PL, onde vai enfrentar uma disputa interna com o senador Wellington Fagundes (PL) para ser o candidato do partido na corrida pelo Paiaguás. O presidente estadual do partido, Ananias Filho (PL), disse que a escolha será com base em pesquisas.
Balbinotti foi um dos maiores doadores do país para campanhas eleitorais neste ano. Ele doou um total de R$ 4 milhões, apenas para candidatos de direita. Todos foram eleitos prefeitos. Os principais apoiados pelo "Rei" foram: Abilio Brunini (PL), em Cuiabá; Flavia Moretti (PL), em Várzea Grande; e Claudio Ferreira (PL), em Rondonópolis.
Júlio destacou a participação ativa de Balbinotti na campanha de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além das doações financeiras as campanhas eleitorais dos prefeitos de direita no estado de Mato Grosso.
"[...] ele ajudou o PL a construir esse grande arco vitorioso que teve Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, e Primavera do Leste, enfim, seu potencial político só depende dele realmente ser homologado candidato, disputar e ganhar eleição", finalizou o deputado.
Cenário político
Odílio Balbinotti (sem partido) foi recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília na última terça-feira (17). Durante o encontro, em clima descontraído, os dois discutiram o cenário político nacional e destacaram a importância das próximas eleições presidenciais para o futuro do Brasil.
“É visível que passamos por um momento de muita tensão no país, que inevitavelmente se reflete na economia, cada vez mais fragilizada. O presidente, contudo, é otimista, sempre bem-humorado, e esbanja energia e disposição para recolocar o país nos trilhos. Ele tem total noção da sua responsabilidade, e o pessoal da esquerda que o coloca como carta fora do baralho está completamente equivocado”, afirmou Balbinotti.
Militante de direita e apoiador de lideranças do Partido Liberal (PL) em Mato Grosso e outros estados, Odilio Balbinotti revelou ter recebido convites para se filiar ao partido de Bolsonaro. Segundo ele, a definição sobre sua filiação ocorrerá no início do próximo ano.
Veja vídeo: