O governador Mauro Mendes (DEM) firmou nesta terça-feira (28) um convênio com 56 municípios de Mato Grosso para transferência de recursos voltados ao investimento em escolas estaduais, construção de novas unidades, reformas e construções de ginásios poliesportivos de 80 unidades de ensino. Ao todo, o Estado deve transferir o valor de R$ 251 milhões para este investimento e é a aposta de Mauro para que o Estado melhore seu desempenho no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Indeb).
Em contrapartida, os municípios ficarão responsáveis por fazer a licitação e execução das obras que irão atender os alunos da rede estadual.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“A Fundação Getúlio Vargas, que é uma das instituições de ensino mais respeitadas do país, ganhou essa concorrência junto com uma parceira e ela vem para as nossas diretorias regionais, as 15, com profissionais que vão estar dedicados com a formação, qualificação e acompanhamento durante cinco anos desta nova metodologia de ensino e ao final o que nós queremos é melhorar o nosso índice de educação, o nosso Indeb e em 5 anos colocar Mato Grosso, sair da 22ª lugar entre os 27 estados para estar entre as 10 melhores educação do país em 5 anos”, declarou.
A Fundação venceu uma licitação para fornecer o sistema estruturado de ensino com material didático para o estado. Segundo o governador, essas unidades receberão o material utilizado por uma escola particular de alto padrão da capital.
“Isso [o investimento] já está dando resultado que nos últimos anos. Tínhamos 370 mil alunos e para 2022 nós vamos chegar a 400 mil, crescimento importante que mostra que a confiança na escola pública está sendo reestabelecida e para isso nós estamos investindo em infraestrutura, melhorando as nossas escolas e também melhorando as condições para que os nossos alunos possam estar dentro da sala de aula”, disse Mauro.
Por fim, além do material didático e reformas, o governador falou que o Estado irá fornecer kit escolar aos alunos com uniformes, agasalhos, tênis, mochila e material escolar.