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Política Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020, 17:07 - A | A

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020, 17h:07 - A | A

EDUCAÇÃO

Dezenove escolas de MT serão "reordenadas" no próximo ano

Rafael Machado

Dezenove escolas estaduais passarão pelo processo de “reordenamento” a partir do próximo ano pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Algumas serão desativadas, outras doadas aos municípios ou passarão por reformas. A informação foi confirmada pelo secretário de Educação Alan Porto, que esteve na manhã desta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa para explicar aos deputados a polêmica sobre o suposto fechamento de escolas estaduais.

Porto explica que a medida foi adotada após estudo da Seduc envolvendo 86 escolas, que identificou que cerca de 70% delas estão com espaços ociosos ou com infraestrutura inadequada. 

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Como exemplo, Porto comentou que duas escolas em Nova Marilândia oferecem ensino fundamental no período vespertino. Por isso, no próximo ano apenas uma delas funcionará, no período matutino e vespertino. Já em Várzea Grande, a prefeitura manifestou interesse no prédio da Escola Estadual Mercedes para atender os anos iniciais do ensino fundamental. 

O gestor disse que o Estado gasta R$ 14 mil por mês com a locação da Escola Estadual Hernandy Baracat e que a estrutura do prédio é insalubre. Os alunos dessa escola serão remanejados para outras duas unidades próximas, a "Dunga Rodrigues" e a "Professor Demétrio de Souza". 

Alunos e servidores das escolas que estão na lista do processo de “reordenamento” reclamam que a decisão foi adotada sem diálogo. Eles estiveram na manhã desta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa durante a sabatina do secretário de Educação, para pedir que as unidades não sejam fechadas. 

A decisão do governo causou polêmica após informação de que seriam fechadas cerca de 300 escolas. Porto ressaltou que a medida adotada não trata de fechamento, mas sim de otimização dos espaços públicos.

IDEB - Durante a audiência, o secretário apresentou dados sobre o desempenho do Estado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), nos últimos cinco anos. Ele destacou que o estado vem despencando no ranking e lamentou o fato.

Na avaliação feita dos anos iniciais do ensino fundamental, em 2015, Mato Grosso ocupava o nono lugar entre os estados do país, dois anos depois caiu para 12º e hoje está na 16ª colocação. Em relação aos anos finais do ensino médio, em 2015 o Estado ocupava o quarto lugar do ranking, em 2017 caiu para sétimo e neste ano ocupa o 16º lugar. Sobre a avaliação do ensino médio, cinco anos atrás o estado era o 22º, em 2017 subiu para 21º, mas retornou para posição em que estava há cinco anos.

"Será que nossas políticas públicas estão dando certo? Isso é culpa dos professores? Não. Isso é culpa de uma agenda estratégica, de uma política estratégica, de ações concretas que não estão sendo feitas no Estado de Mato Grosso. Isso tem que deixar claro: nos últimos 20 anos não teve uma política, não teve ações corretas que conseguissem aumentar os índices e os indicadores da Educação no Estado", disse.

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