Em reconhecimento pelos atos de bravura e heroísmo, o deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), na tarde desta última segunda-feira (08), realizou a entrega de 14 Moções de Aplausos para Policiais Penais (PP) do Estado de Mato Grosso. O parlamentar ofereceu a homenagem para o Plantão Bravo, lotado na Unidade Penitenciária do município de Cáceres, responsável pelo salvamento de uma criança. Na oportunidade, Batista também concedeu a honraria para o Policial Penal Sebastião José Macedo Junior, responsável pela recaptura de um preso foragido da Penitenciária Central do Estado (PCE).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Citando o caso do PP Sebastião, João Batista ressalta os avanços alcançados pela categoria, afirmando que o Sistema Penitenciário de Mato Grosso é referência para muitas outras categorias da Segurança Pública.
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Para nós é um motivo de muito orgulho oferecer estas Moções, pois mostra que não estamos restritos apenas para atuações e intervenções penitenciárias. Coloco como exemplo a Moção entregue ao Sebastião, que estava em um vôo no seu momento de férias e percebeu a presença de um preso foragido. Usando das ferramentas que podia contar no momento e sem causar pânico, com a ajuda da Polícia Federal, logrou êxito na recaptura do preso em questão”, disse o deputado.
De acordo com a narrativa do PP responsável pela recaptura do preso Fernando Santos Penha, a apreensão foi possível graças a uma ação integrada com a direção da PCE e Polícia Federal do aeroporto de Guarulhos, que mantiveram contato a todo o tempo com o policial penal durante o vôo.
“O preso fugiu no dia 05 de agosto, tive a sorte de embarcar no mesmo vôo que ele no dia 18 de agosto, 13 dias depois da sua fuga. Assim que entrei na aeronave consegui reconhecê-lo, mesmo ele estando de boné e máscara. Como embarquei com atraso, fiquei impossibilitado de solicitar apoio, assim que a aeronave levantou vôo, entrei em contato com a direção da unidade, que prontamente acionaram a Polícia Federal do aeroporto de Guarulhos”, explicou Sebastião.
Representando todo o Plantão Bravo, o policial penal João Batista Rodrigues, do município de Cáceres, disse da importância em ser reconhecido pelo ato de salvamento, afirmando que o maior “prêmio”, tanto para ele como para a equipe de plantão, foi ver a criança devidamente restabelecida e fora de perigo.
“Durante o plantão Bravo, recebemos um casal desesperado com uma criança já desfalecida nos braços, já desacordada. No primeiro momento, realizamos contato com o Corpo de Bombeiros Militar, que já estava em uma outra ocorrência. Daí então, por possuir os treinamentos necessários e saber como prosseguir, pedi auxílio de um outro colega e realizamos a manobra de salvamento na criança. Fico muito feliz com o reconhecimento do deputado que é um irmão de farda, mas nós, de todo o plantão Bravo, estamos felizes por saber que a criança está fora de perigo”, concluiu João Batista Rodrigues.