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Política Domingo, 16 de Abril de 2023, 07:30 - A | A

Domingo, 16 de Abril de 2023, 07h:30 - A | A

RODOVIA ESTRATÉGICA

Cacique Raoni pede a Mauro que asfalte a MT-322 "até dentro da aldeia"

Rodovia é considerada estratégica, pois liga o Nortão ao Araguaia

Gabriel Soares

Editor-Chefe | Estadão Mato Grosso

O governador Mauro Mendes (União) afirmou que uma das principais demandas apresentadas pelo cacique Raoni Metuktire é o asfaltamento da rodovia MT-322, que liga o Nortão de Mato Grosso à região do Araguaia, atravessando o interior do Parque Indígena do Xingu e da terra indígena Marãiwatsédé. Mauro e Raoni se reuniram na tarde de quinta-feira, 13 de abril, durante a visita do cacique à capital para o encerramento do 1º Acampamento Terra Livre em Mato Grosso.

Cortando o estado de leste a oeste, a MT-322 liga duas das principais rodovias de Mato Grosso, as BRs 163 e 158, que constituem os maiores corredores de escoamento da produção do estado. Por isso, a rodovia é considerada estratégica do ponto de vista econômico e logístico.

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“A grande demanda dele nesse momento é asfaltar a 322 até dentro da reserva indígena. Até índio quer asfalto para chegar na sua reserva. Existe ali uma MT, a 322, que sai de Matupá, atravessa o Xingu e sai lá no Araguaia. Ela é altamente estratégica para a conexão da região Norte do estado com a região do Araguaia”, afirmou.

Apesar de seu grande valor estratégico, a MT-322 só se encontra asfaltada no trecho entre Matupá e o distrito de União do Norte, o que representa pouco mais de 60km dos mais de 500km de extensão dessa rodovia. Devido à falta de pavimentação, a viagem entre Confresa e Matupa, com cerca de 450km, leva mais de 8h quando a estrada está em boas condições. Se houvesse asfalto, esse tempo poderia cair para 5h.

“Hoje, quem tá ali na região de Vila Rica, de Confresa, do nosso Norte-Araguaia e quiser ir para a região da 163, no norte de Mato Grosso, tem que descer, contornar o Xingu ou passar por uma estrada sem asfalto, fretando uma balsa, buraqueira”, detalhou o governador.

Reprodução/Google

Rodovia MT-322

Mauro afirmou que já determinou à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) que realize os estudos para pavimentação da rodovia até a divisa com o Parque do Xingu. Também está sendo realizado o estudo de componente indígena, necessário para o asfaltamento do trecho que está dentro da terra indígena.

"Eu já determinei e a Secretaria já contratou o projeto da faixa ali de Matupá até o limite da reserva. E nesse momento estamos contratando um estudo de componente indígena para ter a liberação de fazer asfalto dentro da reserva. Mas, o importante é que até índio quer asfalto dentro da reserva", concluiu.

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