O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, por telefone, da manifestação realizada neste domingo (3), em Cuiabá, nas quais o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi duramente criticado pelos participantes, assim como o presidente Lula (PT).
O ato ocorreu em frente ao restaurante Choppão, na Praça 8 de Abril, e foi organizado por apoiadores do ex-presidente. Durante o evento, simpatizantes ligaram para Bolsonaro e colocaram a ligação no viva-voz para que ele pudesse interagir com o público presente.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Alvo de medidas cautelares impostas pelo STF, Bolsonaro está impedido de sair de casa aos finais de semana, mas não há vedação sobre sua participação em eventos públicos, desde que respeite os limites legais. Ele, no entanto, não pode utilizar redes sociais — nem as próprias nem de terceiros — para se comunicar.
Em despacho anterior, o ministro Alexandre de Moraes deixou claro que “não será admitida a utilização de subterfúgios para a manutenção da prática de atividades criminosas, com a instrumentalização de entrevistas ou discursos públicos como ‘material pré-fabricado’ para posterior postagens nas redes sociais de terceiros previamente coordenados”.
A participação do ex-presidente, ainda que por telefone, gerou novas discussões sobre os limites das medidas judiciais e a atuação de seus aliados em eventos públicos.
VEJA VÍDEO: