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Judiciário Sábado, 13 de Novembro de 2021, 08:00 - A | A

Sábado, 13 de Novembro de 2021, 08h:00 - A | A

TASTE LAB

Viña aciona Shopping Estação na Justiça para evitar despejo

Ele sustenta que o contrato de 36 meses não foi cumprido em razão das medidas de combate à pandemia, que implicou no fechamento e redução de circulação de pessoas

Felipe Leonel

Repórter | Estadão Mato Grosso

A empresa Viña Bebidas Finas entrou com uma ação contra o Shopping Estação, em Cuiabá, para garantir sua permanência no Test Lab por mais 18 meses. Os proprietários alegam que foram convidados pela administração para abrir o estabelecimento no Taste Lab e firmaram um contrato de 3 anos, que se iniciou em outubro de 2018.

Em outubro, a juíza Olinda de Quadros Altomare Castrillon acatou pedido de liminar e determinou a permanência da empresa no local pelo prazo de 10 meses. A defesa do shopping chegou a entrar com um agravo de instrumento para suspender a liminar, entretanto, a desembargadora do Tribunal de Justiça de MT, Antônia Siqueira Gonçalves, indeferiu o pedido.

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Ao Estadão MT, o empresário Alessandro Telemaco afirmou que investiu quase R$ 500 mil para abrir o estabelecimento e arcou com todas as obrigações durante o período de pandemia, quando houve pouco ou nenhum movimento. Ele sustenta que o contrato de 36 meses não foi cumprido em razão das medidas de combate à pandemia, que implicou no fechamento e redução de circulação de pessoas. Mesmo com o impacto no faturamento, as obrigações foram cumpridas e, com o fim do contrato, se vê “convidado” a deixar o local.

“Agora que está começando a retomar a economia, com as pessoas vacinadas, com o movimento do shopping voltando, nós fomos surpreendidos com essa não renovação. Eu acho isso uma parte muito feia do shopping, uma falta de consideração com nós, lojistas, que enfrentamos essa pandemia. E o Shopping, infelizmente, não vê isso”, disse Alessandro.

O empresário reclama da falta de consideração e sensibilidade, já que ele topou investir no Taste Lab, que era o primeiro produto da “br Malls” do Brasil, portanto, ninguém saberia se seria o sucesso que é hoje. Ele e a esposa, Rafaela Calazans, pegaram o ponto sem parte hidráulica, sem parte elétrica, sem piso, sem equipamentos e sem acabamento.

Consta no contrato que o empresário não teria preferência na renovação e que ele chegou a questionar a cláusula ao diretor comercial do “br Malls”, que garantiu a sua preferência, desde que não houvesse atraso do aluguel, problemas na operação ou reclamações contra sua empresa, o que ele diz que não ocorreu.

Alessandro diz ter sido ‘iludido’ pela administração do Shopping, que garantiu sua permanência no local em abril deste ano, mas logo depois mudou de posição, definindo por despejar o inquilino para colocar um concorrente do mesmo nicho no seu lugar, espaço estruturado com recursos da empresa Viña Bebidas Finas.

"Se eu soubesse, desde o começo, que eu não teria renovação. Eu não teria assinado. Mas o shopping me iludiu, falando que se eu tivesse em dia com meus aluguéis, minha loja não tivesse problemas de reclamação, tivesse uma redonda, eles iriam renovar. Foi por isso que a gente honorou, no período da pandemia, todos os aluguéis, pois a gente contava com essa renovação para recuperar esse dinheiro investido", disse.

"Eu quero apenas trabalhar, eu não quero indenização de shopping, não quero que me remaneje, eu quero é trabalhar no meu ponto que eu construí”, resumiu Alessandro, que tem mais de 17 anos de atuação no comércio de vinhos em Mato Grosso. O processo que a empresa move com o shopping pode ser localizado pelo número 1030433-29.2021.8.11.0041.

OUTRO LADO

O Shopping Estação, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que está sempre empenhado em identificar as melhores estratégias para auxiliar os seus parceiros e que ao longo da pandemia propiciou condições comerciais diferenciadas de acordo com a necessidade de cada contrato de locação.

“Ao longo do período mais agudo da crise propiciamos condições comerciais diferenciadas de acordo com a necessidade de cada contrato de locação. Destacamos que, além das ações acima mencionadas, o Shopping Estação Cuiabá cumpriu e respeitou todas as cláusulas previstas em contrato, que refletem precisamente as negociações estabelecidas entre as partes”, disse.

Leia a nota na íntegra:

A pandemia pela qual passamos foi inesperada e desafiadora. O Shopping Estação Cuiabá está sempre empenhado em identificar as melhores estratégias para auxiliar os seus parceiros. Nesse contexto, criou-se o Juntos pelo Varejo, programa que reúne um conjunto de iniciativas voltadas para apoiar nossos lojistas, empreendedores e parceiros. Disponibilizamos ainda diferentes linhas de financiamento em parceria com várias instituições financeiras. Realizamos webinars com curadoria e participação de especialistas e grandes nomes do varejo para discutir temas relevantes no contexto atual. Também nos associamos a organizações sociais para disponibilizar aos nossos parceiros cursos gratuitos com foco no aumento das vendas e na conexão com os novos hábitos de consumo. Por fim, ao longo do período mais agudo da crise propiciamos condições comerciais diferenciadas de acordo com a necessidade de cada contrato de locação. Destacamos que, além das ações acima mencionadas, o Shopping Estação Cuiabá cumpriu e respeitou todas as cláusulas previstas em contrato, que refletem precisamente as negociações estabelecidas entre as partes.

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