Com o apoio do Programa REM MT, a Associação Pró-Cidadania e Desenvolvimento de Alto Boa Vista (ASPROD) desenvolveu o projeto ‘Cadeia de valor da banana in natura em consórcio com o açaí de forma sustentável’, no Assentamento Casulo Vida Nova, localizado no município de Alto Boa Vista. Por meio dessa iniciativa, agricultores familiares conquistaram maior autonomia, renda e conhecimento técnico para um cultivo sustentável.
Com investimento de R$807 mil pelo REM MT, o projeto beneficia diretamente 84 famílias agricultoras, fortalecendo cadeias produtivas, melhorando a infraestrutura local e ampliando o acesso à água de qualidade. Um dos marcos mais celebrados pela comunidade foi a implantação do sistema de abastecimento de água, que envolveu a perfuração de um poço artesiano, instalação de bombas e painéis solares para o sistema de irrigação em 10 propriedades.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Para garantir a produtividade do consórcio de banana e açaí, foi implantado um sistema de irrigação por gotejamento com materiais distribuídos aos beneficiários. Foram realizadas capacitações teóricas e práticas, ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), abordando temas como manejo hídrico, instalação de sistemas de irrigação, uso de tensiômetros e manutenção de equipamentos. A formação teve participação ativa de 10 agricultores, incluindo mulheres e jovens.
Por meio do projeto foram entregues também 3.640 de banana e 600 de açaí, todas oriundas de viveiros certificados. Os agricultores receberam orientações técnicas para o plantio consorciado, análise de solo, calagem e adubação, além de estratégias de combate a pragas, que vinham afetando severamente os bananais no estado.
O presidente da associação falou da importância dessa capacitação aos agricultores: “Um dos principais benefícios do projeto foi o conhecimento levado para os produtores sobre a cultura da banana, o quanto é desafiador ter essa produção no município e eles terem essa economia e a banana gerar uma renda dentro da propriedade. A renda foi o principal ganho. Hoje mostramos para outras famílias como a banana pode ser lucrativa e benéfica para a propriedade”, afirma Wesley.
INFRAESTRUTURA E VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
O projeto viabilizou a reforma de uma agroindústria local, promovendo melhorias como instalação elétrica, ampliação de salas, substituição de portas e janelas, e pintura geral. Com o espaço adaptado e a aquisição de um caminhão baú refrigerado, a logística de escoamento das polpas e frutas in natura tornou-se mais eficiente, reduzindo perdas e ampliando o alcance comercial.
Além disso, com melhores condições de cultivo e assistência técnica continuada, os agricultores aumentaram a produtividade e entregaram mais de 33 toneladas de alimentos à CONAB em 2023. Os resultados refletem o impacto positivo do projeto na segurança alimentar, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar sustentável.
“A gente quer agradecer ao Programa REM MT e pedir que continue com esse incentivo, apoiando essas cadeias produtivas. Nós estamos crescendo junto com vocês”, agradece Wesley.
Confira o vídeo com os resultados do projeto no canal do Youtube do Programa REM MT, nas redes sociais e site, ou clicando AQUI. https://www.youtube.com/watch?v=Sfm3LC5HgoY