O atleta Rhiraian Resende, 9 anos, conquistou 3 medalhas de ouro no Open Internacional e no Campeonato Mundial de karatê, realizados na última semana em Natal (RN). O multimedalhista pratica o estilo shotokan há 5 anos e coleciona 36 títulos.
As duas competições reuniram 900 atletas de 19 países de todas as regiões do mundo. Dentre eles, Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Itália, Espanha e Emirados Árabes tiveram representantes na competição. “Me senti muito feliz, porque consegui conquistar um título muito difícil e representar meu Brasil com muito orgulho”, comemora o atleta.
Depois de obter o ouro na modalidade kata no Open Internacional e vencer as categorias kata individual e kata em equipe, durante as provas do Campeonato Mundial, Rhiraian foi homenageado pelo piloto do avião, que o trouxe de volta para Mato Grosso. Com a aeronave pronta para decolar, o comandante parabenizou o sucesso do Atleta, que foi aplaudido pelos passageiros. “Fiquei surpreso e muito feliz por estar sendo reconhecido, para um atleta isso é muito gratificante”, disse.
Apesar da curta carreira, Rhiraian tem uma carreira vitoriosa. Atuação que chamou a atenção da empresa Fiagril, que decidiu patrocinar o jovem karateca. “O esporte tem papel fundamental não só na formação de atletas, mas na construção da cidadania e da educação dos jovens. A Fiagril acredita que apoiar o esporte é também contribuir para transformar vidas conectando a produção sustentável com mundo”, explica Henrique Mazzardo, CEO da Fiagril.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo com a mãe do atleta, Keila Colpo, foi esse patrocínio que manteve Rhiraian nas competições deste ano. “As despesas com equipamentos, passagem, alimentação e hospedagem são muito altas. Nós não teríamos condições de arcar com tudo. Essa ajuda é de suma importância para a gente conseguir levá-lo para as competições, principalmente nos campeonatos de fora do Estado”, justifica.
Ela recorda que o filho deu os primeiros golpes aos 4 anos e a paixão pelo esporte foi instantânea. “Ele tinha um pequeno problema na coluna e ao ir crescendo percebemos a sua falta de equilíbrio, foi assim que decidimos colocar ele em um esporte. O levamos em uma aula experimental e ele gostou muito”, recorda.
Dois anos depois participou da sua primeira competição, a Copa Aranda San, realizada em Sinop (a 503km de Cuiabá) e já na estreia voltou para casa com as medalhas de ouro em kata e prata em kumite. De lá pra cá já lutou em 16 competições e subiu no pódio 36 vezes, levando para casa 30 medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Rhiraian agora se prepara para o Campeonato Brasileiro de Karatê que acontecerá neste mês em São Paulo (SP).