Levantamento de dados feito pelo Sebrae aponta que Mato Grosso é o terceiro estado com maior geração de emprego pelos pequenos negócios entre janeiro e outubro deste ano, com um saldo de 23.511 empregos. A pesquisa tem como base dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
Quando considerado a geração a cada mil empregados, o saldo é de 58,55 vagas. No ranking, o estado fica atrás somente de Roraima e Pará.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Roraima foi o que ocupou a primeira posição do ranking no acumulado do ano, com 81,12 - considerando o “saldo por 1.000 empregados”. Pará ficou em segundo lugar, tendo gerado 63,21 vagas a cada mil empregados. São Paulo aparece na posição 24 do ranking, com um saldo de -13,45. O pior desempenho aconteceu no Rio de Janeiro, com -41,96.
Na classificação entre os setores da atividade econômica, as micro e pequenas empresas da construção civil foram as que mais empregaram entre janeiro e outubro, com saldo de 137,1 mil novas vagas. Na sequência veio a agropecuária, com 29,7 mil postos. Já o setor de comércio e serviços acumulam um desempenho negativo de -154,3 mil e -65,7 mil empregos, respectivamente.