O campus da Universidade Federal de Mato Grosso (Ufmt), em Cuiabá, ficou completamente mergulhado no escuro após um apagão na noite desta terça-feira (6). O apagão ocorreu por causa de uma queda de energia no bairro Boa Esperança e que afetou o campus por cerca de duas horas. Diversos alunos foram pegos pelo blackout repentino, que afetou alunos em sala de aula e em outras instituições da universidade.
Segundo informações apuradas pela redação do Estadão Mato Grosso, a falta de energia foi solucionada por volta das 20 horas. Em vídeos, enviados ao Estadão Mato Grosso, é possível ver um bloco completamente no escuro. Outra filmagem mostra a total escuridão que tomou conta de todo o campus (veja no fim da matéria).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Alguns estudantes relataram que estavam jantando no Restaurante Universitário, popularmente conhecido como R.U quando o apagão ocorreu. Outros alunos relataram que tiveram suas aulas canceladas por causa da falta de energia.
O apagão ocorre poucos dias após o corte de verba do governo federal às universidades federais de todo o Brasil. O corte deixou a Ufmt com apenas R$ 10 mil na conta e a universidade, informou no seu site, que ficará impossibilitada de realizar diversos pagamentos, entre eles as bolsas, auxílios e contas.
“Com um saldo em caixa de aproximadamente 10 mil reais, a UFMT não conseguirá pagar as bolsas e auxílios estudantis do mês de dezembro e nenhum dos serviços já executados (liquidados) no mês de novembro (restaurante universitário, limpeza, segurança, motorista, jardinagem, energia elétrica, água, telefone, internet).” Disse a universidade.
Veja nota da Ufmt:
A Coordenação de Manutenção e Obras (CMO) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Cuiabá informa que houve uma queda de energia no bairro Boa Esperança que afetou também a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nesta terça-feira (06). O fornecimento de energia elétrica para todo o Campus foi restabelecido às 20h16 após o acionamento da equipe de manutenção que deu apoio técnico a concessionária para rearmar o disjuntor geral da UFMT.
A rede elétrica do Campus passou por inspeção após o religamento, sem a constatação de indício de danos decorrentes da interrupção.
Veja vídeos: