A premiação do Projeto MPT na Escola, Etapa Municipal será nesta terça-feira (5), às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo @portaldaescolacuiabana no canal do YouTube. O projeto, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu estudantes e professores de 10 unidades da rede pública municipal. No total 2.457 estudantes do 4º ao 7º Anos do Ensino Fundamental e 113 professores participaram das ações e debates sobre temas relativos aos direitos das crianças e dos adolescentes, proteção do trabalhador adolescente e trabalho infantil.
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do Whats (clique aqui) ou para entrar em nosso canal do Telegram (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O coordenador municipal do MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil, professor Edmilson Marques de Moraes explicou que a premiação marca o encerramento anual do projeto. “Foram selecionados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais sobre temas relacionados à aprendizagem profissional e o combate ao trabalho infantil e, a premiação, valoriza a narrativa dos estudantes e o protagonismo infanto-juvenil além de estimular a participação da família no compartilhamento dessas experiências”, destacou Edmilson de Moraes.
Sobre o projeto que já beneficiou mais de 30 mil estudantes de 179 escolas da grande Cuiabá, o coordenador municipal disse que as ações são baseadas no trabalho colaborativo entre o Ministério Público do Trabalho, Secretaria Municipal de Educação, equipes gestoras, professores, estudantes e famílias. Além da formação voltada para os profissionais da Educação este ano, em razão das restrições impostas pela pandemia, as ações foram realizadas por meio de lives em parceria com órgãos especializados no combate ao trabalho infantil e adolescente.
O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas. O objetivo é por meio da informação prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.
Premiação
O prêmio é dividido em dois grupos: o primeiro para estudantes do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental, com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental, sobre a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente. Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares dos dois grupos. Todos os estudantes que participaram da iniciativa receberão certificados.
Participam do projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônia Tita Maciel de Campos, EMEB Celina Fialho Bezerra, EMEB Dejani Ribeiro Campos, EMEB Nossa Senhora Aparecida, EMEB Pref. Elza Luiza Esteves, EMEB Prof. Francisca Figueiredo de Arruda Martins, EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros, EMEB Senador Darcy Ribeiro, e as Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nova Esperança e EMEBC Prof Hilda Caetano de Oliveira Leite.
SERVIÇO:
Premiação do Projeto MPT na Escola – Etapa Municipal
Dia: 05/10
Hora: 14 h
Transmissão: ao vivo pelo @portaldaescolacuiabana, no Canal do YouTube