O projeto-piloto da Unidade de Referência Técnica (URT) do Leite, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), recebeu, na manhã de quinta-feira (20), dois novos equipamentos de fomento à produção local.
A iniciativa, idealizada pela gestão Emanuel Pinheiro, agrega o programa Agro da Gente, que tem como objetivo atender mais de duas mil famílias, estimulando a agricultura familiar e o produtor de pequena propriedade em quatro cadeias produtivas: Peixe, FLV (fruta, legume e verdura), Frango e Leite, levando tecnologia, apoio técnico, qualificação e recursos necessários, garantindo aos consumidores, alimentos certificados e com selo de qualidade, em conjunto com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Os trabalhos estão sendo desempenhados no sítio Nossa Senhora Aparecida de propriedade do casal Sérgio e Rosinei Barbosa, que agora passam a contar com auxílio tecnológico de uma ensiladeira e perfuratriz, aumentando o rendimento da fabricação dos produtos, além de otimizar o tempo e mão-de-obra, por meio da agilidade de eficiência.
Representando o titular da SMATED, Francisco Vuolo, o Assessor Executivo da Pasta, Francisco Varanda, enfatizou o cuidado e valorização da administração atual com rendimento orçamentário das famílias do campo, oportunizando melhores condições de trabalho.
"Nosso objetivo é ajudar os pequenos produtores para que possam ter seu próprio sustento, uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, fazendo com que as pessoas continuem no campo, gerando renda e movimentando a economia com as vendas. Agora poderão preparar melhor os pastos, bem como o tratamento com o gado", pontuou.
Sérgio Barbosa, agradeceu a Prefeitura de Cuiabá pelo apoio ofertado. Segundo ele, a sua rentabilidade, nos últimos tempos, obteve um avanço positivo de mais de 300%. "Produzíamos 25 litros de leite e hoje esse número passa de 100 litros. Só temos agradecer ao secretário e ao prefeito por tudo que estão fazendo por nós", completou.
URT do Leite
A primeira fase de melhorias estruturais já foi concluída na URT do Leite. A segunda consiste no fomento dos produtores da região para adesão ao programa, onde receberam suporte técnico e apoio logístico, por meio da capacitação e processamento e, por fim, a certificação e comercialização da produção gerada aos supermercados da Capital, visando a ascensão da economia regional.