Um mutirão para castração de 40 animais será realizado no dia 26 de julho, em Cuiabá, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Bem-Estar Animal (BEA). A prefeitura informou, nesta quinta-feira (10), que o projeto-piloto vai beneficiar apenas os animais acolhidos em ONGs. Depois, será feita uma nova avaliação parar abrir vagas para castrar animais da população em geral.
O objetivo, segundo o município, é beneficiar os animais sob tutela dos abrigos ou ONGs que realizam acolhimento de cães e gatos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo a diretora da BEA, Morgana Thereza Ens, o foco será nos machos pequeno porte, porque um único macho pode chegar a gerar dezenas de ninhadas, e com a castração vai reduzir a agressividade, controlar a natalidade e evitar fugas atrás de fêmeas que estão no ciclo reprodutivo.
Ainda segundo a diretora, a castração do macho é mais simples, mais rápida e com recuperação mais tranquila.
Conforme a prefeitura, na próxima semana, as ONGs serão contactadas e selecionadas para coletar os exames, fazer a triagem dos animais e prepará-los para o processo de castração.
Castração gratuita, como fazer?
As castrações gratuitas para atender à demanda dos moradores também estão acontecendo para moradores de baixa renda, segundo a prefeitura. A Bem-Estar Animal libera duas castrações por dia para tutores que se enquadram nos critérios de baixa renda, entre eles, ser beneficiário dos programas sociais do governo.
Esses procedimentos também são realizados pelo Hospital Veterinário da UFMT, mediante guias de autorização emitidas pela Bem-Estar Animal.
O público interessado deve entrar em contato com a Secretaria-Adjunta de Bem-Estar Animal para fazer a solicitação.