“Rumor de Lobos - Prosas Poéticas”, foi escrito em Guimarães, Portugal, autoria da historiadora e escritora, Amélia Alves. O livro será lançado em Cuiabá, pela Umanos Editora, na próxima sexta-feira, dia 17/12. Na obra, a autora, que possui outros livros publicados no Brasil e em Portugal, dá voz a aldeões de um Portugal do início do século XX, e discorre sobre as dúvidas, entre vida e promessa e o utilitarismo, em Dostoievsky, na solidão dos sertões do Brasil. Ela apresenta ao leitor o amor pela leitura em James Joyce e Tchékov, traçando o perfil comparativo sobre o sorver a vida, entre duas mulheres. Trata-se de uma agradável leitura que descreve o flanar pelo Porto e Guimarães, cidades portuguesas, enaltecendo a luz e o viver simplesmente, de figuras e cenas incomuns, ao olhar distraído. É um convite feito pela autora para um caminhar juntos no processo pessoal de olhares e ouvidos atentos, por inspiração literária; que tira do meio dos pátios coloniais, rumores distintos, distintas linguagens, como síntese de melancólicas constatações e urgências. Eis uma prosa que pode suscitar à memória sons, sabores e palavras das perdas da infância.
A escritora oferece uma provocadora leitura, de sumos, extraídos de andanças em ambientes do passado próximo e remoto, ora difusos, ora perturbadoramente límpidos. Vale a pena conferir!
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Sobre a organização da obra:
Amélia Alves, escritora e historiadora paulista de Marília, vive entre Mato Grosso e o norte de Portugal. Mestra em História pela UFMT e doutora pela Universidade do Porto, Portugal. Pesquisadora da identidade africana e afro-matogrossense e da imigração portuguesa durante o século dezoito. Diretora do Instituto de Estudos Socioculturais (IESC) de Chapada dos Guimarães; mentora e curadora da FLIC - Feira do Livro do município.