O deputado federal Abílio Brunini (PL) e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, protagonizaram um verdadeiro barraco no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, nesta noite de quarta-feira, 3 de abril. O parlamentar exigia o funcionamento da ala de pronto atendimento, que teria sido suspenso para inauguração de uma nova ala na unidade.
Em live aberta pelo próprio Abilio em suas redes sociais, ele coloca Gilberto contra a parede, exigindo explicações pelo não atendimento a pacientes.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Inauguração não é motivo e paralisação de pronto atendimento! Inauguração é do outro lado, pronto atendimento é do lado de cá […] Gilberto, você falou que não estava fechado, que estava funcionando e está o dia inteiro encaminhando paciente para outro lugar”, cobrou.
Figueiredo, por sua vez, surge no vídeo chamando acusando o deputado de fazer “molecagem” para ser candidato a prefeito por Cuiabá e “recomenda” que o parlamentar faça “show” em outro lugar.
Os dois agentes políticos discutem por pouco tempo, mas os berros são testemunhados por pessoas que estão no local, possivelmente servidores da unidade e assessores do secretário.
Em outro momento, um servidor provoca o deputado, sugerindo que ele ligue para o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), adversário político dos dois envolvidos. Em resposta, Abílio diz que a equipe estadual está fazendo a mesma coisa que a gestão municipal, possivelmente em referência aos problemas na pasta da Saúde.
O deputado ainda afirma que, caso a unidade não retome o atendimento a pacientes, irá abrir representação.
Após confusão, governo do Estado emite nota informando que o atendimento na ala infantil não foi interrompida.
Veja nota na íntegra:
Em relação à denúncia de falta de atendimento pediátrico no Hospital Estadual Santa Casa, feita pelo deputado federal Abilio Brunini, a Secretaria de Estado de Saúde esclarece que:
- A inauguração da nova ala pediátrica não interferiu nos atendimentos, que ocorreram normalmente nesta quarta-feira (03.04), em outra ala.
- A família exibida no vídeo foi encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro Socorro de Cuiabá (HMC) em razão de o Hospital Estadual Santa Casa já estar com a capacidade máxima de atendimentos naquele momento.
- A nova ala pediátrica, inclusive, vai ampliar os atendimentos de 70 para 120, ação que irá evitar a necessidade de encaminhamentos de pacientes para outra unidade.