O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, nesta quinta-feira (10), seu apoio à pré-candidatura do senador Wellington Fagundes (PL) ao governo do Estado de Mato Grosso nas eleições de 2026. A declaração movimenta os bastidores políticos e antecipa as articulações da direita para o próximo pleito estadual.
Procurado, o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), disse que o apoio de Bolsonaro a Fagundes “não muda nada” em relação ao seu respeito e admiração. “É uma decisão do ex-presidente, que respeito muito, mas que não altera nosso trabalho nem os rumos do estado. Continuamos focados em resultados”, pontuou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Bolsonaro segue a mesma linha adotada em 2022 quando apoiou Wellington e Mendes nas Eleições daquele ano.
Pivetta é considerado um possível nome à sucessão do governador Mauro Mendes (União Brasil), embora ainda não tenha confirmado sua candidatura oficialmente.
Nos bastidores, a movimentação de Bolsonaro reforça o favoritismo de Fagundes dentro do PL para liderar a chapa majoritária em 2026, especialmente entre os setores mais conservadores do estado, incluindo lideranças do agronegócio e da bancada evangélica.
O cenário ainda está em construção, mas a definição de apoios de nomes fortes, como o do ex-presidente, tende a acelerar as composições partidárias e estratégias eleitorais em Mato Grosso.
VEJA VÍDEO