A influenciadora Cintia Chagas, renomada por seu trabalho como especialista em Comunicação e Língua Portuguesa, esteve em Cuiabá nesta quarta-feira (13) para uma palestra na ExpoEcosMT. Durante sua participação, ao lado do prefeito Abílio Brunini (PL), ela direcionou críticas ao uso de gírias e a uma suposta linguagem neutra, reforçando uma posição que tem sido pauta de debates em Cuiabá.
O principal alvo da crítica foi a palavra "todes". Em uma declaração incisiva, a influenciadora afirmou: “‘Todes’ aqui não e não deveria haver no Brasil. Afinal, ‘todes’ não é língua portuguesa”, disse Cintia Chagas. A fala, proferida ao lado do prefeito, alinha-se a um discurso que tem ganhado espaço no cenário político da capital.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Nas últimas semanas, o uso de gírias e pronomes não binários ganhou repercussão em Cuiabá após o prefeito Abílio interromper a fala de uma professora da UFMT durante um evento oficial da Prefeitura, contestando o uso de uma linguagem que ele considerou inadequada. O caso, gerou intenso debate e teve ampla cobertura na imprensa nacional.
Nesta semana um tapume em uma obra ao lado da prefeitura teve seu espaço pixado com a palavra 'todes' em manifestção ao grupo.
VEJA VIDEO