O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) afirmou que não acredita em pesquisa eleitoras por divulgarem informações falsas. Nesta quarta-feira, 4, ele disse que concorda com o projeto de lei do deputado estadual José Medeiros (PL) contra a publicação de pesquisas eleitorais. O projeto foi apresenta no último dia 27 de novembro na Câmara dos Deputados.
“[Concordo] Até com as vírgulas. Acho que está na hora de alguém botar um freio nisso”, disse.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Ele afirmou que as pesquisas eleitorais públicas confundem as pessoas leigas, o qual ele chama de “a grande massa”. Além disso, ele afirma que a divulgação das pesquisas pode prejudicar a democracia.
“Com certeza, prejudica muito, porque o leigo, o trabalhador, a grande massa, que não está todo dia como nós, envolvido com a política, ele se deixa levar por informações falsas que têm sido divulgadas o tempo todo. Isso é muito prejudicial à própria democracia”, afirmou.
Ao ser questionado sobre as pesquisas serem falsas, Cattani afirmou que se fosse ao contrário, a prefeita eleita Flávia Moretti (PL) teria perdido para Kalil Baracat (MDB) em Várzea Grande.
Projeto de lei
O projeto de José Medeiros foi criado após diversas pesquisas errarem os resultados nas eleições municipais deste ano. Ele disse que muitas pesquisas foram manipuladas, não mostrando a real intenção de votos da população.
Medeiros alega que as pesquisas falsas são para manipular os indecisos.