Após críticas crescentes por parte de vereadores, a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Ribeiro, está de saída da pasta. A médica ocupava o cargo desde o início da gestão e vinha enfrentando desgaste político dentro e fora da base aliada ao prefeito na Câmara Municipal. O anúncio oficial deve ser feito pelo prefeito Abilio Brunini (PL) na tarde desta terça-feira, 29 de julho, durante coletiva no Palácio Alencastro.
Lúcia vinha sendo cobrada por parlamentares que alegavam falta de diálogo e dificuldades em obter respostas da gestão sobre demandas da saúde pública. Mesmo sob respaldo direto do prefeito — com quem tem alinhamento ideológico —, a pressão política se intensificou nas últimas semanas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Durante reuniões com vereadores, a pediatra chegou a prestar esclarecimentos sobre diversas questões levantadas, negando omissão e atribuindo as críticas à resistência de parte da oposição por motivações ideológicas. Segundo ela, não houve falta de comunicação, mas sim entraves políticos no relacionamento com alguns parlamentares.
Embora não tenha histórico de militância partidária, Lúcia Helena declarou apoio a Abilio Brunini ainda na campanha de 2024 e passou a ser cotada para a Secretaria de Saúde desde o início da transição de governo. A saída da médica marca a primeira mudança significativa no alto escalão da atual gestão e pode representar uma tentativa do prefeito de recompor pontes com o Legislativo.