O governador Mauro Mendes (União Brasil) assinou o Decreto 1.589/2025, que oficializa a qualificação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein como Organização Social de Saúde (OSS) para atuar no Estado de Mato Grosso, nesta quarta-feira, 30 de julho. Na prática, o hospital está habilitado para atuar em unidades públicas de saúde, podendo assumir responsabilidades como administração hospitalar, oferta de serviços médicos e implementação de tecnologias voltadas à melhoria do atendimento à população.
A qualificação do Einstein foi concedida no nível III de enquadramento, voltado a instituições que já demonstraram capacidade para administrar grandes hospitais — com mais de 200 leitos — e que possuem experiência na realização de atendimentos complexos, como cirurgias, tratamentos intensivos e exames de alta tecnologia.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A decisão foi tomada com base em análises feitas por especialistas da Secretaria de Saúde do Estado e também contou com a aprovação da Procuradoria-Geral do Estado.
Com sede em São Paulo, o Hospital Albert Einstein tem histórico de atuação em parcerias com o poder público, além de ser referência na área privada. Com a qualificação como Organização Social de Saúde, passa a poder disputar chamamentos públicos da rede estadual em Mato Grosso, dentro do modelo de terceirização da gestão hospitalar adotado pelo governo.
Segundo o decreto, a qualificação pode ser revogada caso sejam descumpridos os critérios estabelecidos em lei. A medida já está em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial.
Conforme já havia sido anunciado, o Hospital Albert Einstein foi oficialmente qualificado como Organização Social de Saúde (OSS) para assumir a gestão do Hospital Central do Estado, com contrato firmado desde maio.
A entrega da unidade está prevista para setembro, marcando o fim de uma espera de mais de 20 anos pela conclusão das obras.