Os partidos que compõem a federação Brasil da Esperança - formado pelo PCdoB, PT e PV - vão se reunir novamente na próxima sexta-feira, 24 de junho, para tentar definir os nomes que irão encabeçar as chapas de governo e Senado Federal nas eleições deste ano.
Lideranças das três siglas se encontraram na manhã desta terça-feira, 21 de junho, mas não chegaram a um acordo. O entendimento entre eles é que a federação apresentará candidaturas aos cargos majoritários no estado.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
No início do mês, as legendas anunciam seus pré-candidatos para serem debatidos com os demais dirigentes. Esses nomes foram reforçados durante o encontro desta sexta.
O PT escolheu ao governo o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Domingos Garcia, e ao Senado Federal foi a ex-vereadora por Cuiabá e professora aposentada, Enelinda Scalla.
O PCdoB definiu a ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, como pré-candidata ao governo e de Aluísio Arruda como pré-candidato ao Senado.
Já o PV apresentou apenas o nome da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, para ser discutido com outros nomes ao Senado Federal, e até o momento não apresentou nomes ao governo após a desistência do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa.
A expectativa é que a definição dos nomes que irão representá-los na disputa eleitoral aconteça no encontro de sexta.
As lideranças das siglas definiram nesta terça que a prioridade da federação em Mato Grosso será criar um arco de alianças em apoio à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência. As legendas buscam diálogo com PSB - que tem o ex-governador Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente na possível chapa de Lula - Solidariedade, PSOL e Rede.
Além disso, definiram que a composição provisória da Comissão Executiva da Federação, que assim como em nível nacional, será composta em Mato Grosso pelos presidentes dos três partidos.