Advogado, pecuarista e ex-empresário, o paulista Aécio Rodrigues (PSL) iniciou a militância no mundo da política em 2008 e após 10 anos comandou o partido Democracia Cristã (DC) em Mato Grosso. Em 2020, Aécio ao lado do seu vice professor LAC (PRTB), colocou o seu nome para a disputa à Prefeitura de Cuiabá.
Há sete meses à frente do PSL no estado, Aécio busca junto com LAC, fazer uma gestão mais eficiente, com mais saúde e segurança. A coligação “Cuiabá precisa de mais” é formada apenas pelo PRTB e PSL. O plano de governo de 15 páginas diz que é perceptível que nos últimos 20 anos, Cuiabá teve uma má gestão, o que impacta em todos os serviços prestados pela prefeitura.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Em sua gestão, Aécio pretende discutir os gargalos e urgências, analisar as contas públicas, definir prioridade e reavaliar estratégias. O compromisso firmado por Aécio e LAC é de aumentar a capacidade de gestão da prefeitura para atender as demandas da população.
O principal enfoque na gestão de Aécio, de acordo com plano de governo, é agir no presente, pensando no futuro, para transformar a “Cidade Verde” em "Cidade Inteligente".
Confira abaixo, algumas das principais propostas de Aécio.
- SERVIDOR PÚBLICO
Aécio quer implantar uma gestão profissionalizada na Prefeitura de Cuiabá, valorizando a força de trabalho do órgão. O candidato quer implantar regras rigorosas de Complices, com o intuito de afastar a corrupção. Buscando um melhor atendimento ao público por parte dos servidores municipais, o candidato quer adotar um sistema de gestão de resultados, com foco na qualidade e atendimento. Deseja implantar a escola do servidor público.
Na valorização da classe, Aécio pretende instituir política de reconhecimento com os profissionais da Prefeitura pelos bons desempenhos, pois, de acordo com ele, quando um funcionário de bom desempenho é tratado como um igual de baixo desempenho, se sente desmotivado.
O candidato do PSL quer criar um banco de talentos municipal, além de instituir a gestão de pessoas com foco na valorização do servidor.
- ECONOMIA
A primeira proposta de Aécio na área econômica é a diminuição de cinco secretarias, que serão integradas a outras de maior complexidade, diminuindo assim os gastos públicos e cargos comissionados. Ele quer implantar no município a Lei de Liberdade Econômica e revisar o sistema tributário municipal, com a revisão do Código Tributário do Município, aparelhamento tecnológico e a integração dos sistemas.
Aécio pretende em sua gestão conceder incentivo fiscal para pessoas físicas autônomas, com a redução do ISS. Após o fim da pandemia de covid-19, ele diz que fará o parcelamento especial do IPTU e ISS. O candidato pretende perdoar as multas que foram aplicadas nos comércios, no período em que houve o “lockdown” na capital.
- EDUCAÇÃO
O advogado quer transformar áreas comuns das escolas municipais em ambientes que possam ser frequentados pela comunidade aos finais de semana, além de investir nas estruturas das escolas em bairros periféricos. Será feito um investimento em climatizadores e ar-condicionado nas escolas e também eliminar o déficit no atendimento da educação infantil.
- SAÚDE
Em 10 propostas apresentadas para a área da saúde, está a criação de mais dois centros de saúde, ampliar e investir no Hospital do Câncer, implantar a telemedicina no atendimento inicial ou atendimento básico dos postos de saúde.
No plano de governo também está a criação da gestão individualizada na regulação, em que cada paciente terá o responsável de sua regulação, na qual será fornecido o número do celular, whatsapp, e e-mail do servidor responsável, buscando tornar o sistema de saúde municipal 100% transparente.
- SEGURANÇA PÚBLICA
Entre as soluções para a segurança pública apresentada por Aécio, estão a efetivação da guarda municipal em Cuiabá, e criação de áreas de segurança em torno das escolas públicas, para garantir a segurança da comunidade escolar.
Uma das propostas é a implantação de sistema de aplicativos conectados à vizinhança com a segurança privada e guarda municipal. Aécio quer também aumentar o número de câmeras de segurança no Centro da cidade e em áreas identificadas como de risco.
- MOBILIDADE URBANA
Será feita a criação de ciclovias nas principais avenidas da cidade, principalmente no canteiro central da Avenida Beira Rio. O candidato vai acabar com a taxa de cadastramento dos motoristas de aplicativos.
Aécio quer que todos os ônibus da capital tenham ar-condicionado, e será feita uma auditoria nos contratos para coibir possíveis ilegalidades. Será imposto um limite para que passageiros andem em pé no transporte coletivo.
O objetivo de acordo com o candidato, é que prevaleça o uso do transporte coletivo tornando o fluxo harmonioso, e contribuindo assim, com a qualidade de vida da população.
Coonfira todas as propostas de Aécio Rodrigues, clicando aqui.