O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou seu desejo em comprar o Hospital Estadual Santa Casa para reforçar a Saúde da capital. Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, ele afirmou que já iniciou conversas com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e avalia algumas propostas.
Atualmente, a unidade é administrada pelo Governo do Estado, sendo o único hospital estadual na capital ofertando serviços de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com pronto atendimento pediátrico.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Abilio falou do assunto ao comentar uma reunião com deputados estaduais onde pediu emendas para a Saúde de Cuiabá.
“Falei da possiblidade da gente assumir a Santa Casa, mas a gente precisa comprar a Santa Casa. Eu estou conversando com a desembargadora do Tribunal de Justiça do Trabalho (SIC) para gente ver algumas propostas com o Governo do Estado e Município”, disse.
O governo do estado adquiriu os bens da Santa Casa Beneficente de Cuiabá, unidade filantrópica que passava por uma grave crise e chegou a fechar as portas. Com a requisição administrativa, em 2019, nasceu o Hospital Estadual Santa Casa, que se tornou o primeiro hospital administrado pelo Estado na capital.
Entretanto, profissionais da saúde que atuavam na gestão filantrópica Santa Casa até hoje não foram pagos. Abilio se propôs a quitar essa dividia.
“Porque se a gente comprar a Santa Casa, a gente ajuda pagar aqueles trabalhadores que tiveram prejuízos naquela época. Também, a gente tenta ter mais uma unidade para substituir outras unidades que não estão em boa condição”, falou o prefeito.