As comunidades corporativas são uma força motriz que transformam os negócios por meio da colaboração e a troca de conhecimentos. Contudo, para que essas comunidades floresçam e alcancem seu potencial máximo, a gestão desempenha um papel crucial. Dentre os seus papéis centrais dentro das comunidades corporativas destacam-se a criação, moderação e facilitação Isso envolve identificar áreas onde elas podem agregar valor, como inovação, desenvolvimento de produtos ou melhoria contínua, e fornecer o apoio necessário para que floresçam e gerem o resultado esperado.
As boas práticas de gestão podem atuar como facilitadoras, criando um ambiente propício para a colaboração e fornecendo os recursos necessários, como plataformas de comunicação, tempo para reuniões e até mesmo incentivos para a participação. Sem contar que devem garantir que as comunidades sejam inclusivas, representativas e alinhadas com os objetivos estratégicos da organização.
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Para que elas realmente contribuam para o sucesso da empresa, a gestão precisa garantir que suas atividades estejam alinhadas com as estratégias de curto, médio e longo-prazos. Isso não significa que as comunidades devem ser controladas de forma rígida, mas sim que devem ter uma direção clara e concisa.
Por isso, é importante comunicar claramente como as comunidades podem contribuir para a missão e os objetivos da organização, além de orientar as atividades para garantir que elas estejam focadas em resultados que agreguem valor à empresa. Esse alinhamento estratégico é essencial para que não se tornem apenas um fórum social, mas como um ativo norteador das decisões empresariais.
De uma forma holística, a gestão tem a responsabilidade de garantir a sustentabilidade das comunidades corporativas a longo prazo. Isso significa não apenas manter o suporte e os recursos, mas também estar atento às mudanças nas necessidades e interesses dos membros. Com uma gestão efetiva, é possível desenvolver e adaptar as comunidades conforme necessário, garantindo que elas continuem relevantes e valiosas para a organização.
Outra função primordial da gestão é garantir a sucessão de lideranças dentro das comunidades, assegurando que novos líderes sejam identificados e preparados para assumir responsabilidades.
Em suma, o papel da gestão dentro das comunidades é multifacetado e é essencial para garantir o seu sucesso, bem como assegurar que as comunidades corporativas sejam não apenas viáveis, mas também altamente impactantes e em consonância com a visão da empresa.
*Jen Medeiros é CEO da comuh, empresa precursora em oferecer serviços outsourcing de CaaS (Community as a Service). Possui mais de 12 anos de experiência em Criação e Gestão estratégica de comunidades, é professora da Descola e da Escola Britânica de Artes Criativas e voluntária no Uberhub Code Club. Criou e geriu as comunidades de startups da Bossa Nova, Beta-i Brasil e Nuvini (IPO Nasdaq), educacionais da EBAC e LeWagon, entre outras. Foi nomeada em 2022 e finalista em 2024 do prêmio Community Industry Awards como melhor profissional de comunidades B2B, e é fellow no programa On Deck Community Builders. Palestra desde 2016 sobre empreendedorismo, inovação, mulheres na tecnologia e gestão de comunidades, em eventos como TedX, Startup Summit, CASE, entre outros.