Mato Grosso anoiteceu em festa na quinta-feira, 9 de dezembro, diante de mais um feito histórico do Cuiabá Esporte Clube, ao garantir a permanência em meio à elite do futebol brasileiro. Para o time é uma notícia extremamente boa, mas o que está em jogo é algo muito maior. Trata-se de uma vitória para toda a população cuiabana, que mais do que ver sua cidade representada em meio aos maiores times de futebol do Brasil, irá colher os frutos dessa conquista a cada nova rodada do Brasileirão – principalmente quando o Dourado jogar em casa.
Ter um clube na Série A movimenta também o turismo e o comércio local, como foi visto durante os últimos meses, depois que a Arena Pantanal foi reaberta para o público. Torcedores eufóricos lotaram os comércios da cidade, alguns vindos de regiões distantes de Mato Grosso e até de outros estados para assistir não apenas o Cuiabá, mas também outros times grandes que jogaram na Arena.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O melhor exemplo disso talvez seja a partida contra o Palmeiras, que reuniu o maior público na Arena em toda a temporada, lotando também os bares, pizzarias e restaurantes. Comer o tradicional baguncinha se tornou uma missão quase impossível, frente as enormes filas que eram registradas até nos trailers da Avenida do CPA, onde multidões vestidas de verde - do Palmeiras e do Cuiabá - aguardavam para saciar a fome pós-jogo.
À medida em que a vacinação avança e a pandemia vai ficando cada vez mais no retrovisor, a tendência é que ainda mais torcedores compareçam à Arena Pantanal para acompanhar seus times. Neste ano atípico, foram poucas as caravanas de fanáticos que acompanharam seus clubes do coração a outros estados, até mesmo por restrições impostas pela CBF. Conforme o Cuiabá se firma na Série A e se mostra como um adversário formidável, esses torcedores passarão a visitar também estas paragens. Eis uma oportunidade para nosso setor de hotelaria, tão duramente afetado pela pandemia.
Há ainda uma outra perspectiva no radar. Com a permanência do Dourado na elite, aumentam as chances de finalmente decolar o contrato de naming rights da Arena Pantanal, que livrará o Estado de uma despesa anual de até R$ 6 milhões para manutenção do local.
As glórias e a vitória são do Cuiabá, mas toda a população mato-grossense ganha com esse feito histórico. Aos guerreiros do gramado, nossa reverência. Seguiremos na torcida para que alcem voos ainda mais altos nas próximas temporadas.