Durante entrevista concedida nesta sexta-feira (11), em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou uma possível conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros. Segundo Trump, não há, neste momento, qualquer intenção de diálogo com o petista.
“Talvez, em algum momento, eu converse com ele. No momento, não. Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta”, declarou Trump ao ser questionado pela correspondente Raquel Krähenbühl.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O republicano aproveitou a fala para tecer elogios ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem afirmou conhecer bem.
“Eu o conheço bem, negociei com ele. Ele era um negociador muito duro, e posso dizer que é um homem muito honesto, que ama o povo brasileiro. Eu não deveria gostar dele porque ele era muito duro nas negociações, mas também era muito honesto. E eu conheço o honesto e conheço o desonesto.”
A declaração de Trump, que ocorre dias após o anúncio da taxação de produtos do Brasil, repercute em um cenário de tensões comerciais e também políticas entre os dois países.
Trump e Bolsonaro mantiveram relação próxima durante seus mandatos e são vistos como aliados ideológicos, especialmente em pautas conservadoras e econômicas. Já Lula tem buscado reposicionar o Brasil em fóruns multilaterais, com aproximação a potências asiáticas e países emergentes, distanciando-se de governos alinhados à direita global.
VEJA VÍDEO