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Opinião Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021, 17:27 - A | A

Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021, 17h:27 - A | A

ARTIGO COLETIVO

A brincadeira na educação hospitalar

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De acordo com a Lei Federal nº 11.104/05, de autoria da deputada Luiza Erundina, que norteia hospitais com atendimento infantil em regime de internação a instalar brinquedotecas faz com que a criança hospitalizada que encontra-se num estado fragilizado, tenso e inquieto, passe a ter momentos de carinho e ludicidade e atenção especial. Com isso a atuação do pedagogo no mercado de trabalho hospitalar deixa de ser apenas no campo da escola e passa a ser peça essencial na vida da criança nesta fase da vida ampliando o seu desenvolvimento humano.

A brinquedoteca no hospital
É nesse momento que a brinquedoteca nasce como um espaço lúdico proporcionando à criança momentos de alegria, diversão e emoções, com brinquedos e jogos que estimulam a imaginação, permitindo-lhe recriar a realidade que vivencia em um mundo de faz de conta.

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Esse ambiente de descontração favorece a socialização entre as crianças criando vínculos de amizades, aliviando suas tensões e ajudando-as a lidar melhor com seus problemas. Ela também beneficia a família sendo um lugar de tranquilidade e paz para os pais, que presenciam seus filhos brincando, rindo e conversando com outras crianças e aprendendo no manuseio dos brinquedos sobre orientação do profissional da educação, e o mesmo conduz situações adversas que venham a acontecer, como a piora do quadro clínico da criança durante sua internação, podendo ser um ponto de fortaleza para o individuo que ali se encontra.

A brinquedoteca tem a possibilidade de ampliar o conhecimento das crianças que estão sobre a influência do brincar, crescer e evoluir e aprender e isso faz toda diferença para a criança hospitalizada.

MARIA DO PERPÉTUO DO SOCORRO BRITO é professora da rede municipal de ensino
JANIÉLLY CÁSSIA BARBOSA é professora da rede municipal de ensino

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