Entre os dias 25 e 29 de agosto, a produtora Moviemento Production realiza o curso Livre de Cinema Documental, voltado para estudantes de comunicação, cinema e audiovisual, profissionais da cultura e pessoas interessadas em explorar o universo do documentário. Com 24 horas de duração — sendo 20 horas de aula, além de 4 horas de consultoria para desenvolvimento de projetos — o curso será realizado de forma totalmente online e gratuita. Essa ação é oportunizada como contrapartida do projeto “A Expedição Fantástica de Langsdorff” que foi selecionado no edital 02 de Licenciamento da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL/MT por meio da Lei Paulo Gustavo. As inscrições começam a partir de dia 01 de agosto de 2025.
A proposta é oferecer uma imersão nos fundamentos do cinema documental, abordando questões como linguagem, estética, ética, modos de produção, roteiro e processos criativos, e análise fílmica. Além disso, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre suas próprias ideias e projetos, com apoio direto da professora durante as sessões de consultoria.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A formação será conduzida pela cineasta e doutora Caroline Araújo, que acumula 25 anos de experiência no mercado audiovisual, com atuação destacada em produção cultural, direção de documentários e curadoria de mostras. Professora e pesquisadora, Caroline também coordena projetos de formação e difusão audiovisual em Mato Grosso. Em 2025, ela se prepara para lançar seu primeiro livro, fruto da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura do Contemporâneo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com foco no cinema documental produzido no estado.
Com atuação desde 2014, a Moviemento Production é uma produtora independente com sede em Mato Grosso, reconhecida por seu trabalho na área documental e pela valorização das narrativas locais e processos colaborativos.