A tão esperada estreia brasileira na Copa do Mundo de 2022 está se aproximando. A maior campeã da competição, com cinco títulos, entra em campo nesta quinta-feira, 24 de novembro, para encarar a Sérvia. A bola começa a rolar às 15h (horário de MT).
O Brasil, que chega na competição como um dos favoritos ao lado de Argentina e França, parece ter assustado os sérvios. O jornal MozzaSport da Sérvia fez uma análise minuciosa sobre a seleção canarinho e demonstrou respeito e admiração pelo plantel talentoso verde e amarelo.
“Concreto na defesa e um bando de jovens leões em volta do cada vez mais forte Neymar. Estão mais fortes do que há quatro anos, têm dois jogadores de alto nível em quase todas as posições e são os principais candidatos ao título. Mesmo que eles não pareçam favoritos como costumavam ser, o Brasil é sempre o Brasil. Sinônimo de futebol e Copa do Mundo. A seleção que há décadas é a mais invejada e que todos querem vencer”, disse a análise do jornal.
O jornal também destacou a “Neymar dependência” (termo utilizado para se referir à dependência da seleção por Neymar). Segundo os sérvios, tudo na seleção gira em torno do camisa 10, estrela do time. A análise ainda ressalta que nesta Copa, o atacante terá liberdade para desempenhar seu futebol em várias partes do campo.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
"Tudo gira em torno de Neymar. Nos dois Mundiais anteriores, foi o líder da Seleção, mas não correspondeu às expectativas. Em boa parte, devido a lesões. Agora é diferente... Ele tem um papel diferente na Seleção em relação ao Paris Saint-Germain. Tite lhe deu total liberdade para jogar como um "10" e voltar para pegar a bola, percorrer o campo, distrair, trocar de posição com os pontas e entrar nas linhas adversárias. Mas ele costuma jogar como um "falso 9"", destacou o jornal.
Dentro das quatro linhas, o técnico do Brasil, Tite, ainda não definiu os 11 jogadores que entrarão como titulares na estreia. Em meio a dúvidas, nem mesmo os próprios jogadores sabem se terão vaga na primeira partida. A dúvida do treinador ocorre pela vasta opção tática que os atletas oferecem.
O ponto de interrogação na cabeça de Tite ocorre principalmente entre o meio campo e o ataque, pois o treinador pode optar em entrar com três meias, com Casemiro de primeiro volante, Fred de segundo marcador no meio e Paquetá armando a equipe. Porém esta formação impediria a entrada de Vinícius Júnior entre os 11, pois neste caso, o atacante do Real Madrid perderia a disputa por vaga na ponta esquerda para Neymar.
Outra possibilidade para a escalação seria a saída de Fred para a seleção ter um esquema mais ofensivo. Nesta situação, Neymar deixaria de ser ponta e ficaria mais livre para flutuar no meio-campo, enquanto Vinicius Júnior pegaria seu lugar na extremidade esquerda do campo. Paquetá também mudaria de posição e faria dupla de volante ao lado de Casemiro.
O encontro entre Brasil e Sérvia será o terceiro da história, com duas vitórias da equipe amarelinha. No primeiro duelo, as equipes se enfrentaram em um amistoso de 2014, quando o Brasil venceu por 1 a 0. No segundo confronto, eles jogaram pela fase de grupos da Copa de 2018, tendo a seleção verde e amarela vencido por 2 a 0.
*Estagiário sob supervisão do editor Tarley Carvalho