O Campeonato Mato-grossense 2023 está perto de ser iniciado e a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) revelou nesta segunda-feira, 26 de dezembro, os cinco primeiros confrontos da competição, com direito a um clássico entre Cuiabá e Mixto para marcar a abertura. O duelo entre os rivais está reservado para sábado, 21 de janeiro, na Arena Pantanal, às 15h30 (horário de MT) com o mando de campo do Dourado. (Veja abaixo a tabela das rodadas).
Também no sábado, mais um clássico ocorre, quando União e Academia, ambos de Rondonópolis, se enfrentam em busca dos três pontos. A partida está marcada para às 17h, no estádio Luthero Lopes, com mando do União.
Para fechar o sábado, Luverdense e Nova Mutum entram em campo para estrear com o pé direito na competição. O jogo ocorrerá às 18h, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.
Passando para o domingo, Sport Sinop e Cacerense se enfrentam, às 16h, no estádio Gigante do Norte, em Sinop. Para encerrar a rodada com grande estilo, Operário e Dom Bosco, jogam às 17h no estádio Dito Souza. O mando de campo será do Operário.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Os clubes que quiserem surpreender na competição terão que superar o franco favorito, Cuiabá, que além de ser o atual campeão, é o único representante mato-grossense na elite do futebol nacional e conta com uma receita salarial superior à dos concorrentes e consequentemente tem maior poderio financeiro para contratar atletas.
Apesar do favoritismo auriverde, o maior vencedor da competição é o Mixto, que já ergueu o troféu 24 vezes, seguido por Operário (12), Cuiabá (11), Dom Bosco (6), Luverdense (3), Sinop (3) e Juventude (2). Cacerense, Vila Aurora e União estão empatados com uma conquista cada.
Neste ano, para sonhar com o título, as equipes se enfrentarão em nove duelos em formato de pontos corridos, onde todos se enfrentam. Os dois primeiros da tabela avançam diretamente para as semifinais, enquanto os que ficarem entre terceiro e sexto se enfrentam em um mata-mata para preencher as duas últimas vagas. As equipes que ficarem na nona e décima colocação serão rebaixadas para a Série B.
Quem garantir o título estadual ganha vaga ao Brasileirão da Série D e na Copa do Brasil de 2024, com exceção do Cuiabá, que tem vaga garantida na Série A e no maior torneio de mata-mata do Brasil. Quem terminar com o vice também pode disputar a Copa do Brasil.
*Estagiário sob supervisão do editor Tarley Carvallho