A Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar, está perto de seu início, o que aumenta a expectativa quando aos atletas que vão representar o Brasil. A lista oficial dos atletas será divulgada no dia 7 de novembro pelo técnico Tite, para dar tempo suficiente para que os jogadores se apresentem e treinem para o jogo de estreia, que ocorrerá no dia 24 de novembro.
A lista de Tite contará com 26 jogadores, mas ainda não está fechada. O treinador recebeu alertas nos últimos dias, com as lesões do atacante Richarlison, do meia Lucas Paquetá e do zagueiro Bremer. Porém, as lesões não passaram de sustos e os atletas prometem estar aptos para jogar, se forem convocados pelo comandante canarinho.
Com a aptidão de todos os jogadores que estão no radar de Tite, a dúvida para fechar a lista será apenas pelo desempenho de cada atleta ou até mesmo pelo sistema de ‘meritocracia’ utilizado pelo treinador. Para isso, além de estarem jogando bem, os jogadores também precisaram conquistar a confiança de Tite.
O único setor da seleção brasileira que parece não ter dúvida de quem serão os convocados é a meta, pois os goleiros Alisson, Éderson e Weverton participaram de quase todas as convocações de Tite no ciclo anterior à competição.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Na zaga, a última convocação de Tite para os dois últimos jogos antes da Copa contou com cinco zagueiros, sendo eles Marquinhos, Éder Militão, Thiago Silva, Bremer e Ibañez. A lista foi composta por este número de defensores porque Militão é uma alternativa para suprir a carência de reserva na lateral-direita. Apesar de contar com a indiscutível presença de Danilo na titularidade, a seleção não tem um reserva da confiança de Tite.
Jogadores como Daniel Alves, Fagner e Émerson Royal deixaram de ser convocados por estarem abaixo de seus desempenhos de outras temporadas e podem perder espaço para Militão, que se sai bem tanto na zaga quanto na lateral direita.
Já no meio-campo, a maior dúvida promete ser a disputa entre Philippe Coutinho e Éverton Ribeiro. Na última convocação, Tite optou por Éverton e deixou Coutinho de fora da lista. O treinador não revelou qual dos dois irá à Copa, mas Coutinho não deve ser descartado, pois conta com a confiança do treinador brasileiro.
No ataque, a dúvida está na convocação de Matheus Cunha, Gabriel Jesus e Roberto Firmino, que, ao que tudo indica, brigarão pela mesma vaga. Na última convocação, Gabriel foi quem ficou de fora, mas seu nome não deve ser descartado, pois faz uma grande temporada no Arsenal, da Inglaterra.
Após a convocação, os atletas irão disputar a vida da seleção na Copa no grupo G, contra Sérvia, Suíça e Camarões.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Soares