A segunda pesquisa Ibope com a intenção de votos para prefeito de Cuiabá foi divulgada no início da noite desta sexta-feira (30), quatorze dias após a primeira pesquisa, e traz o candidato Abílio Junior (Podemos) como o primeiro colocado, com 26% de votos, e Emanuel Pinheiro (MDB) em sua cola, com 25%.
Já o candidato Roberto França (Patriotas) tem 16% das intenções. Gisela Simona (Pros) aparece com 16% também. Julier Sebastião (PT) 3%.
Aécio Rodrigues (PSL) aparece com 2%. Já Paulo Henrique Grando (Novo) e o candidato do Psol, Gilberto Lopes, não pontuaram.
Os entrevistados que responderam que votariam brancos e nulos representam 7% na pesquisa. Outros 4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento foi encomendado pela TV Centro América. A pesquisa foi realizada na modalidade estimulada, quando o entrevistador apresenta a lista de opções ao eleitor. Ao todo, foram ouvidas 602 pessoas entre os dias 28 e 30 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sob o número MT‐05058/2020 .
O Ibope também levantou a rejeição dos candidatos junto à população. O atual prefeito Emanuel Pinheiro, que na primeira pesquisa apareceu com 55%, dessa vez apareceu com a rejeição de 42%, seguido de Abílio Junior que antes tinha 19% e na nova pesquisa aparece com 31%. Julier Sebastião é rejeitado por 23% dos eleitores.
REJEIÇÃO
Gisela Simona é rejeitada por 10% dos entrevistados, Aécio Rodrigues, 8%, Gilberto Lopes 8%, e Paulo Henrique Grando 6%.
SEGUNDO TURNO
O Ibope também analisou possíveis cenários de segundo turno entre os candidatos. Em uma disputa entre Abílio e Emanuel, o candidato do Podemos tem 43% das intenções de votos e Emanuel Pinheiro aparece com 40%. Já brancos e nulos são 13% e não sabem ou não responderam são 4%.
Já enfrentando Gisela Simona, Abílio perderia com 37% dos votos, enquanto Simona teria 43%. Brancos e nulos representaram 14% e não sabem ou não responderam 6%.
Em outro cenário, entre Abílio e Roberto França, o primeiro tem 41% das intenções do eleitorado, enquanto Roberto tem 36%. Brancos e nulos somam 19% e não sabem e não responderam 3%.
Se o candidato Emanuel Pinheiro enfrentar Roberto França no segundo turno, os eleitores apontam favoritismo de Pinheiro com 40% contra 38% de França, enquanto 4% dos eleitores não responderam e outros 19% votariam branco e nulos nessa possível disputa.
Gisela Simona ganharia de Emanuel em um embate no segundo turno. 49% dos entrevistados escolheram Gisela e 36% escolheriam Emanuel. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 3% não souberam responder.
Por último, em um cenário envolvendo Gisela e França, a única candidata mulher ganharia com 43% das intenções, enquanto Roberto aparece com 36%. Brancos e nulos aparecem com 19% e não responderam este cenário representou 5% dos entrevistados.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)