Dollar R$ 5,60 Euro R$ 6,30
Dollar R$ 5,60 Euro R$ 6,30

Economia Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 06:39 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 06h:39 - A | A

MERCADO AQUECIDO

Vendas do varejo crescem 3,3% na semana do Dia das Mães, mesmo com juros altos

Da Redação

Redação | Estadão Mato Grosso

O varejo físico brasileiro registrou crescimento de 3,3% na semana do Dia das Mães em 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. O dado faz parte do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, que monitora o desempenho do setor em datas comemorativas. A análise leva em conta o período de 5 a 11 de maio deste ano frente aos dias 6 a 12 de maio do ano passado.

Mesmo diante de um cenário ainda marcado por juros elevados e inflação resistente, o varejo conseguiu aproveitar a segunda data mais importante do calendário comercial para atrair consumidores. Segundo a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, a estratégia de adaptação foi essencial para o resultado positivo.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“Esta é a segunda data mais importante para o comércio varejista, e mesmo diante de juros altos e inflação persistente, o setor conseguiu aproveitar a ocasião. A busca por presentes mais acessíveis e a preferência por compras em lojas físicas demonstram que o consumidor está mais cauteloso, mas ainda valoriza momentos de celebração. O varejo que soube adaptar sua oferta, apostar em multicanais e facilitar o pagamento colheu os melhores resultados”, avaliou Camila.

O levantamento também aponta que o aumento da movimentação foi ainda mais expressivo no fim de semana que antecedeu a data comemorativa. De 9 a 11 de maio de 2025, o comércio físico teve alta de 3,6% em relação ao mesmo fim de semana de 2024 (10 a 12 de maio). “O dado reforça o comportamento de deixar a compra para a última hora”, complementou a economista.

Em São Paulo, maior centro de consumo do país, o desempenho da semana do Dia das Mães foi ainda melhor, com avanço de 4,1%. No entanto, o fim de semana na capital paulista teve leve alta de 0,2%, sinalizando um comportamento mais concentrado durante a semana útil.

Os dados da Serasa Experian são extraídos de uma amostra das consultas realizadas em sua base de dados, considerada a maior do setor. A metodologia considera apenas o movimento nas lojas físicas, desconsiderando o e-commerce.

Conforme a Serasa, o desempenho do comércio neste Dia das Mães é mais um indicativo de que, mesmo em um ambiente macroeconômico desafiador, datas comemorativas ainda são oportunidades relevantes para o varejo. A combinação de promoções, canais de venda diversificados e meios de pagamento acessíveis pode fazer a diferença na atração do consumidor que, apesar de mais cauteloso, segue disposto a comprar em momentos de celebração familiar.

search