Dollar R$ 5,54 Euro R$ 6,49
Dollar R$ 5,54 Euro R$ 6,49

Economia Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 21:05 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 21h:05 - A | A

FERROVIA BIOCEÂNICA

Mato Grosso é eixo central de nova ferrovia projetada para ligar o Atlântico ao Pacífico

Impacto do projeto promete ser transformador no escoamento de grãos e fortalecimento do agronegócio

Da Redação

Redação | Estadão Mato Grosso

Brasil e China firmaram na segunda-feira, 7 de julho, um memorando para estudos de um grande corredor ferroviário bioceânico que conectará os oceanos Atlântico e Pacífico. O acordo envolve o aproveitamento da infraestrutura brasileira já existente - Fiol, Fico e Norte‑Sul - e o recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru. Para Mato Grosso, o impacto promete ser transformador no escoamento de grãos e fortalecimento do agronegócio.

O papel de Mato Grosso será central. A cidade de Lucas do Rio Verde será o ponto final da Fico e o início da Ferrovia Bioceânica. A rota seguirá pela fronteira do estado com a Bolívia, atravessando Rondônia e o sul do Acre até alcançar o litoral peruano. A perspectiva é impulsionar o escoamento da produção agrícola mato-grossense diretamente para o mercado asiático, sem a necessidade de rotas portuárias pelo Sudeste. Isso permitirá redução de custos e de tempo de viagem para as mercadorias com destino à Ásia.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Segundo o governo federal, a iniciativa faz parte do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, lançado em 2023 e vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo é conectar rodovias, ferrovias e hidrovias em regiões de fronteira com países vizinhos, promovendo integração continental e ampliando a competitividade logística do país.

“Reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento de uma infraestrutura de transporte sustentável e resiliente, reconhecendo seu papel crítico no crescimento econômico, na conectividade e na sustentabilidade ambiental”, diz o documento.

Com obras já em andamento, a Fico alcançou 35,65% de conclusão em abril de 2025, totalizando 240 km de frentes de trabalho e investimentos superiores a R$ 10 bilhões sob modelo PPP da Vale em parceria com a ANTT. Serão 363 km ligando Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), beneficiando diretamente onze municípios da região e reduzindo o tráfego rodoviário. A previsão é de que a Fico entre em operação até 2028 em Água Boa.

CÚPULA DOS BRICS

A Ferrovia Bioceânica também foi tema central na declaração final da reunião do Brics, realizada no domingo (6) no Rio de Janeiro. Os países-membros se comprometeram a ampliar o diálogo e os investimentos em infraestrutura de transportes, destacando seu papel no crescimento sustentável e na conectividade entre os países em desenvolvimento.

Se concretizada, a ferrovia interoceânica colocará Mato Grosso como eixo logístico da integração entre o Atlântico e o Pacífico, aproximando a produção brasileira dos mercados asiáticos com mais rapidez, menor custo e menos impacto ambiental.

Para o agronegócio de Mato Grosso, a ferrovia representa redução de custos logísticos, menos impacto no transporte rodoviário, maior competitividade e diminuição de emissões. “Iniciativa estratégica em infraestrutura, desenvolvimento regional e sustentabilidade ambiental”, reforçam autoridades estaduais e federais envolvidas.

Em suma, com avanço da Fico e futuro corredor bioceânico, Mato Grosso se consolida como hub logístico sul-americano, integrando produção agrária à conexão global em rota de transformação econômica sustentável.

search