Com o aumento do otimismo entre os comerciantes mato-grossenses, cresceu também a disposição para investir. O indicador de investimento saltou 2,5% de agosto para setembro, segundo dados captados pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio (IPF-MT).
Com isso, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) atingiu 123,8 pontos e manteve a melhora observada nos últimos quatro meses, acumulando alta de 8,9%. Já no comparativo com setembro de 2020, houve aumento de 18%.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Com relação ao índice que avalia a condição atual, tanto da economia quanto do comércio, foi o que apresentou maior crescimento no ano, com alta de 65,7%, saindo de uma situação de pessimismo (76,1 pontos) para de otimismo (126 pontos)”, pondera a pesquisa.
- FIQUE ATUALIZADO: entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
As perspectivas para os próximos meses do ano são boas para o comércio regional, acompanhando a tendência nacional. Datas comemorativas como o Dia das Crianças e o Natal devem promover uma “guinada” nas vendas até dezembro. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), é esperado um aumento de 3,8% nas vendas natalinas de 2021, na comparação com o ano passado.
Tudo isso traz boas previsões para a geração de empregos. Conforme a CNC, a contratação de temporários para o Natal será a maior em oito anos. A aposta do setor toma como base as consequências positivas da vacinação no país, que permite o retorno ao fluxo normal de circulação de pessoas nas ruas e, também, da população disposta a voltar ao mercado de trabalho, após longo período de reclusão.
“O avanço da vacinação e o consequente aumento da circulação de consumidores deverão fazer com que o Natal de 2021 registre a maior oferta de vagas temporárias para o período nos últimos oito anos. A estimativa é que haja a contratação de 94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas neste fim de ano”, calcula a CNC.
Em Mato Grosso as contratações também devem aumentar. A pesquisa regional indicou que 94,4% dos comerciantes, dentre os 181 entrevistados, pretendem contratar funcionários nos próximos meses. O Indicador de Contração de Funcionários cresceu 0,5% no mês e está 22,6% acima do que foi registrado em setembro de 2020.
“A proximidade do Dia das Crianças e Natal devem alavancar a confiança do comércio até o final do ano, o que acaba por incentivar a contratação de novos funcionários”, ponderou o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau Júnior.