Dollar R$ 5,10 Euro R$ 5,55
Dollar R$ 5,10 Euro R$ 5,55

Economia Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 23:02 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 23h:02 - A | A

MERECEDORAS

Consumidores não devem economizar na compra do presente das mães, aponta CDL Cuiabá

Produtos de beleza e cosméticos devem ser os mais procurados pelos consumidores

Assessoria de Imprensa

Levantamento do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta que os consumidores vão gastar mais e sem planejamento neste Dia das Mães. Conforme o estudo, o ticket médio de compras na data será maior em relação ao ano passado para 41% dos entrevistados. A grande parte deles (77%) revelou não ter feito pesquisas prévias de preços dos produtos desejados para presentear.

O presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, destaca o apelo emocional envolvido na segunda data mais importante do calendário varejista é o principal fator que estimula o consumo nesta época. “Durante a compra o lojista tem que atrair consumidor com ações que foquem na experiência, além, é claro, buscar alternativas para facilitar o pagamento. Essa é uma estratégia eficaz para garantir uma compra mais agradável, feliz e consciente”, afirma.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 78% da população em Cuiabá e no restante do país pretendem ir às compras na segunda data mais importante do calendário varejista, movimentando mais de R$ 40,2 bilhões. Em Cuiabá, o volume de vendas deve ser 5,8% maior em relação ao ano passado, com estimativa de incremento de R$ 137 milhões na economia.

Produtos de beleza e cosméticos são os mais procurados para 38,4% dos consumidores, seguidos por peças de vestuário e acessórios de moda (18,8%), almoço em restaurantes (7%) e calçados (5,5%). Quanto aos locais de compra, 4 em cada 5 cuiabanos preferem fazer suas compras nas lojas físicas, seja de rua ou nos shoppings centers, devido à maior qualidade do serviço de atendimento das empresas (32,7%) e aos descontos (27%).

Segundo Junior Macagnam, a possibilidade de ter contato mais próximo com o cliente é o grande diferencial dos estabelecimentos convencionais em meio à concorrência com o e-commerce.

“O Dia das Mães é uma grande oportunidade para a economia e para que o empresário aprimore pontos essenciais no processo da venda como o lançamento de tendências, renovação de estoque e especialmente a qualidade no atendimento. Isso porque o cuiabano é um povo caloroso e prefere a compra olho no olho. É preciso ter a equipe capacitada, treinada e motivada para que entenda as necessidades do cliente e assim fideliza-lo”.

Compras à vista

A pesquisa revela que os consumidores não vão economizar na hora de satisfazer as mães. Em relação ao ticket médio de compras, 24% vão desembolsar acima de R$ 300. Esta é a mesma proporção daqueles que vão usar entre R$ 151 e R$ 200. Menos de 13% vão gastar até R$ 100 e 18% estão na faixa entre R$ 101 e R$ 150. Já os que utilizarão entre R$ 201 e R$ 300 somam 21,2%.

Os clientes também farão menos compras a prazo, conforme indica o estudo. Criado há quase 6 anos, o Pix será a modalidade de pagamento mais acessada (32,5%) pelos consumidores. Ao todo 63,8% das pessoas resolverão suas pendências à vista (somando Pix, cartão de débito e dinheiro em espécie). Em contrapartida, 27,3% disseram que o cartão de crédito será acionado para adquirir presentes.

Horários de atendimento

Em Cuiabá, as lojas da região central ficam abertas das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h até às 12h aos sábados. No entanto, algumas companhias podem adotar horários especiais de atendimento para o Dia das Mães. Nos shoppings centers, os estabelecimentos funcionam das 10h às 22h.

Sobre a CDL Cuiabá - Com 51 anos de história, a instituição conta com mais de 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar.

search